fbpx

+1 9093183240

contato@abstartups.com.br

Tecnologia no recrutamento: como startups estão inovando o processo seletivo?

Você já se perguntou qual é o impacto da tecnologia no recrutamento e seleção

Neste conteúdo, mostraremos os benefícios de investir em uma plataforma de RH para otimizar e melhorar o processo. Isso porque, a estratégia no setor de Recursos Humanos deve começar antes mesmo da contratação. 

Como a tecnologia otimiza o processo de Recrutamento e Seleção?

A tecnologia é uma grande aliada do RH em todos os processos realizados pelo setor. No Recrutamento e Seleção, a inteligência artificial e o uso de dados, por exemplo, garantem agilidade e eficiência em todas as etapas.

Contratar profissionais qualificados e alinhados à cultura organizacional exige muito dos recrutadores. Por isso, é fundamental contar com a automação para realizar um bom trabalho. 

Sendo assim, a tecnologia no processo de recrutamento e seleção permite estruturar as etapas, atrair talentos e fazer triagem de candidatos em uma seleção adequada. Trata-se de ações que eliminam processos morosos, burocráticos e engessados. 

Além disso, um bom software de RH oferece mapeamento de perfil comportamental para analisar as habilidades comportamentais dos candidatos, tudo em busca do “match” perfeito. 

Ainda, a tecnologia no RH decretou o fim dos currículos de papel e veio para auxiliar o profissional na realização de seu trabalho com mais agilidade e eficiência. 

Desse modo, o recrutamento inteligente assegura mais tempo para o setor focar no que realmente importa: o capital humano. 

Confira abaixo como a tecnologia ajuda no recrutamento e seleção por meio de ferramentas e estratégias específicas para esse fim. 

ATS (Applicant Tracking System)

Em português, a sigla significa Sistema de Rastreamento de Candidatos e consiste em uma plataforma criada para auxiliar os processos de recrutamento online. 

Diferente de um software comum, o ATS conta com aplicações para todo o processo seletivo, da atração de talentos à admissão. Além de filtros estratégicos para identificar quais candidatos melhor se encaixam no perfil procurado pela empresa.

Mapeamento de Perfil Comportamental

Uma ferramenta indispensável que justifica o grande impacto da tecnologia no recrutamento e seleção. A análise comportamental pode trabalhar em conjunto com outras ferramentas, integrada a softwares que produzem relatórios precisos sobre os colaboradores. 

Ao analisar o perfil comportamental, a gestão de pessoas consegue detalhar características dos candidatos. Assim, com as informações, o recrutador pode comparar o perfil comportamental com os requisitos do cargo. 

Entenda como utilizara metodologia Assessment para avalisar o perfil compartamental dos candidatos.

Banco de Talentos

A tecnologia no recrutamento e seleção permite formar um banco de talentos digital. Isso significa que os dados dos candidatos ficarão armazenados em um sistema para utilização futura, eliminando cadastros duplicados. 

Dessa forma, ao buscar determinado perfil, o recrutador aplica filtros e localiza o profissional que deseja em questão de minutos. 

Página de Carreiras

Muitos CEOs se perguntam como a tecnologia otimiza os processos de seleção. A página de carreiras é mais um exemplo dos benefícios da digitalização do RH. Imagine esse recurso como uma vitrine digital, capaz de mostrar a empresa para o mercado. 

Além da divulgação tradicional (em sites especializados e redes sociais), o RH pode promover oportunidades em espaços próprios, como as páginas de carreira.

Isso porque, elas têm a vantagem de serem personalizáveis, ou seja, podem ser editadas conforme a necessidade e o interesse da organização. Essa customização flexibiliza a oferta de vagas, além de permitir a publicação de imagens, vídeos, áudios e mensagens.

Indicadores de Recrutamento

O software de RH é capaz de mensurar pontos fortes e fracos durante os procedimentos. A plataforma mostra um funil de aprovação no recrutamento. Desse modo, indica o total de candidatos, o índice de match comportamental, os matchs com currículos e as contratações. 

Por fim, o recrutador pode customizar perguntas e aproveitar as informações salvas no banco de talentos para uso futuro e conforme a necessidade. 

Por que contratar um software de R&S?

Uma plataforma de gestão de RH facilita a rotina do recrutador, pois consegue digitalizar processos morosos e gerenciar o volume das atividades em andamento. Além de armazenar uma base de currículos e auxiliar na seleção. 

Confira as principais vantagens de contratar um software de R&S:

  • encontre candidatos mais qualificados;
  • mantenha um histórico dos aspirantes à vaga;
  • o software funciona como uma fonte de candidatos permitindo quantificar a formalização à candidatura;
  • todo o processo fica arquivado em um único lugar;
  • qualifica a comunicação com os aspirantes e entre setores da empresa;
  • otimiza o tempo de contratação;
  • padroniza os processos;
  • desenvolve a área de RH e prepara o setor para o crescimento;
  • aumenta a produtividade do time de R&S.

Hoje, gradualmente, as empresas compreendem a importância da automação e se tornam adeptas ao RH tecnológico e inteligente. 

Para Mônica Hauck, founder e CEO da Sólides, “a tecnologia facilita o trabalho do RH e melhora a experiência dos colaboradores. Afinal, toda a jornada, da atração até a retenção, torna-se mais fluida, mais segura e muito mais escalável, especialmente para startups”. 

Quer saber mais sobre o tema? Confira como fazer um recrutamento online eficiente

tecnologia no recrutamento

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *