fbpx

Entenda o que é Assessment e suas vantagens para a sua Startup

  • Solides
  • setembro 17, 2020
  • Nenhum comentário

Contratar pessoas certas e gerir colaboradores é um desafio presente em todas as startups. Mas conhecer as habilidades técnicas de um profissional não é suficiente para aferir, com propriedade, onde ele melhor se encaixa na equipe. Para resolver essa questão você pode contar com o Assessment.

Trata-se de uma ferramenta muito utilizada pelos profissionais de RH, que tem contribuído para fazer uma boa administração dos talentos atuantes nas empresas e também dos candidatos às vagas oferecidas.

Neste artigo, você entenderá como funciona esse método de avaliação e quais são as vantagens que ele pode trazer para a sua startup. Confira!

O que é Assessment

A palavra Assessment significa “avaliação” e é uma metodologia utilizada para analisar ou avaliar o perfil de comportamento de um candidato a uma vaga ou um colaborador da startup. Por meio de um relatório, ela apresenta quais são os pontos fortes e de melhoria de cada profissional avaliado.

Assim, essa metodologia é dividida em três tipos de Assessment:

  • pessoal: um tipo de avaliação que considera as hards e softs skills de um candidato ou colaborador. É utilizada para identificar quais são as habilidades técnicas e comportamentais compatíveis ao cargo em questão;
  • cultural: como o nome já sugere, essa categoria está relacionada à cultura da startup. Cada empresa tem seus valores, suas características e sua essência. Aqui, considera-se o perfil do indivíduo e a cultura a qual ele almeja estar inserido, avaliando sua conciliabilidade;
  • de desempenho: a avaliação de desempenho consiste em metrificar a produtividade, ou seja, observar numericamente a performance de um colaborador.

Assim como qualquer método de avaliação comportamental, o objetivo é identificar quais são as principais competências que sobressaem em cada um e usufruir delas para o crescimento contínuo tanto individual quanto coletivo.

Vantagens do Assessment para Startups

Agora, veja como essa metodologia pode ser benéfica para a sua startup.

Desenvolvimento pessoal 

Esse é o principal objetivo de se implementar uma gestão comportamental: desenvolver talentos. Ao identificar o tipo de perfil que um colaborador tem, o próximo passo é justamente criar estratégias para que ele se desenvolva profissionalmente e, automaticamente, cresça em sua função.

Além disso, existe a possibilidade de que, nesse processo, algumas características sejam identificadas e o gestor ou líder daquela pessoa entenda que ele teria uma melhor atuação em outra posição. Dessa maneira, as pessoas são alocadas nos lugares onde elas têm mais chance de progredir em sua carreira.

Produtividade

O desenvolvimento de talentos em uma organização está diretamente relacionado à produtividade da mesma. Já que uma vez que sua startup coloca as pessoas certas nos lugares certos, certamente isso terá impacto positivo em todo o time.

Segundo o Estado de Minas, uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia apontou que “um trabalhador feliz é, em média, 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% a mais em comparação com outros”. Logo, pessoas satisfeitas, trabalhando em posições que promovem o seu crescimento, produzem mais.

Rotatividade de pessoas

Um problema que muitas startups enfrentam é a alta taxa de turnover. Diminuir a rotatividade de pessoas é, na verdade, um desafio de qualquer empresa. Mas com uma boa aplicação de Assessment isso tende a diminuir.

Sabemos que, hoje, além de salário, as pessoas buscam por bem-estar no trabalho, qualidade de vida e satisfação em seus cargos. Assim, quanto mais valorizada ela se sentir e melhor conseguir desenvolver suas habilidades, maior a chance dela permanecer em sua startup.

Mão na massa

Agora que você já sabe o que é Assessment e quais são os benefícios dessa metodologia, é só colocar a mão na massa e aplicá-la.

Para ajudar nesse processo de implementação, que tal um curso gratuito, para você aprender, na prática, como fazer uma boa gestão comportamental? Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *