A atração de talentos é uma estratégia ampla que abrange o recrutamento de profissionais qualificados do mercado para uma empresa. Em geral, os métodos para conquistar novos colaboradores são aplicáveis em empresas de todos os portes.
No caso específico das startups, podemos destacar algumas ações essenciais que podem revolucionar o processo de busca pelos melhores talentos. Afinal, muito se fala na “guerra por talentos” e esses modelos de negócio também estão inseridos nessa competição.
Então, se a sua startup já enfrentou desafios para atrair profissionais de alta performance, neste post, você vai conferir 5 dicas para potencializar seus resultados e colocar sua empresa na vitrine.
O que é atração de talentos?
Atração de talentos é o resultado dos esforços promovidos para conquistar profissionais de alta performance, admiti-los e mantê-los no quadro funcional.
Vai muito além do Recrutamento e Seleção. A gestão de pessoas desenvolve estratégias de atração de talentos capazes de fortalecer a imagem da marca empregadora, tornando-a mais interessante para futuros colaboradores.
Nesse sentido, o RH tem um papel essencialmente estratégico de ajudar a colocar a organização na vitrine, destacando seus diferenciais e benefícios competitivos para, assim, encantar e bons profissionais, despertando neles o desejo de fazer parte daquela empresa.
E é assim que se vira o jogo, fazendo com que os profissionais mais talentosos do mercado desejem e procurem a sua startup, e não o contrário.
Qual a importância para as startups?
A captação de talentos é uma estratégia que contém métodos e formas de fazer. Até aí, nenhum problema, basta aplicar ações específicas para esse fim.
A questão é entender quais fatores tornam uma empresa mais atrativa que outra. Ou seja, quais as razões para um profissional escolher trabalhar na empresa A e não na B? Claro que salário e vantagens são relevantes, mas não o suficiente.
Nas startups, por exemplo, especialmente aquelas que concentram mais profissionais de TI, o cenário é ainda mais desafiador. Há muita qualificação na área, formada por uma geração com capacidades inovadoras, que preza pela qualidade de vida e está sempre em busca de novas oportunidades e desafios.
Sendo assim, o setor de Tecnologia da Informação vive uma verdadeira “guerra de talentos”, dificultando ainda mais o trabalho do recrutador.
Por isso, o employer branding precisa ser cada vez mais “agressivo” e a organização deve oferecer diferenciais competitivos. Como fazer isso? Mostraremos a seguir.
5 estratégias de atração de talentos
Como dissemos, a atração e retenção de talentos exige estratégia e pode aplicar métodos para ser eficiente. Então, confira 5 dicas para analistas e gestores de RH em startups colocarem em prática.
1. Fortaleça o Employer Branding
O employer branding serve para mostrar valores, muitas vezes intangíveis, capazes de destacar uma organização perante a concorrência.
Mas para conseguir essa reputação positiva, a gestão de pessoas desenvolve ações para mostrar qualidades, benefícios e vantagens que a empresa oferece. Algumas sugestões:
- utilizar o marketing digital para divulgar a marca;
- documentar e fortalecer a cultura organizacional;
- incentivar o clima positivo no trabalho;
- reconhecer o desempenho dos colaboradores;
- investir em políticas de benefícios flexíveis;
- qualificar a experiência do onboarding e a cultura do feedback;
- oferecer oportunidades reais de aprendizagem e crescimento;
- ser transparente nas decisões e garantir espaço para os colaboradores divulgarem sua satisfação.
2. Invista no marketing de recrutamento
O marketing de recrutamento usa técnicas específicas para atrair profissionais de alta performance a se candidatarem nas oportunidades que o RH oferece. Nesse quesito, a tecnologia pode auxiliar, e muito, o trabalho do recrutador.
Na opinião de Mônica Hauck, CEO da Sólides, “a tecnologia facilita não só a vida do RH, mas a experiência dos colaboradores. Desse modo, toda a jornada, da atração até a retenção, torna-se mais fluida, mais segura e muito mais escalável. Especialmente para pequenos e médios empreendedores”.
3. Ofereça oportunidades de aprendizado e desenvolvimento
A qualificação é um diferencial importante na atração de candidatos. Muitos profissionais desejam crescer na carreira por meio do aprendizado. Logo, oferecer essa possibilidade dentro da empresa, através de plataformas de educação corporativa, por exemplo, é um super diferencial para profissionais que buscam o autodesenvolvimento.
4. Tenha uma página de carreiras bem estruturada
Se sua startup ainda não tem uma página de carreira, comece a estruturá-la. A famosa seção “Trabalhe conosco” é uma ferramenta muito útil para o processo de recrutamento e faz a diferença na atração e na seleção.
Para tanto, ela deve ter uma relação de vagas com detalhamento da função, informações claras e sobre o processo seletivo, benefícios oferecidos, cultura da empresa e outros dados capazes de encantar o candidato.
5. Faça o mapeamento de perfil comportamental dos candidatos
As pessoas são únicas em seu modo de agir e pensar. Sendo assim, detectar aptidões e habilidades é fundamental para aumentar a motivação e o engajamento. Além de orientar o RH para ações que possibilitem o desenvolvimento de colaboradores.
Na atração de talentos, o mapeamento do perfil comportamental permite “encaixar” o candidato certo na vaga exata. Afinal, além das habilidades técnicas, profissionais de alta performance devem ter soft skills necessárias para o cargo.
Conclusão
Atrair pessoas capacitadas e alinhadas com o negócio pode ser um desafio. No entanto, com as estratégias certas, um bom planejamento e investimento em ações práticas, a atração de pessoas flui mais facilmente.
Para saber mais sobre recrutamento e seleção, confira o guia completo especializado em profissionais de tecnologia.