fbpx

+1 9093183240

contato@abstartups.com.br

Por que os backlinks são tão importantes para o SEO da sua startup

backlinks-SEO-para-startups

Alcançar as primeiras posições nas páginas de busca do Google é o desejo de todas as startups que têm um planejamento de Inbound Marketing e blog estruturado, não é mesmo? Para isso, existem diversas técnicas de SEO que ajudam na performance de um site, como os backlinks.

Esse recurso ajuda a enriquecer e aumentar a relevância de um domínio. Assim, os buscadores entendem que as páginas do seu site tem informações importantes e as posicionam nas suas primeiras páginas, fazendo com que ele também receba mais acessos.

Mas o que realmente são backlinks e como eles ajudam a impulsionar os resultados dos artigos da sua startup? Continue a leitura e entenda!

O que são backlinks?

Você já adicionou links de sites e pesquisas, para servir como referências, enquanto escrevia algum material? Pois saiba que você fez backlink!

Os backlinks encaminham os visitantes de uma página da internet para outra

Ou seja, são links que você adiciona em um conteúdo, sejam eles internos ou externos ao seu domínio, que direcionam o usuário para a página que você quer que ele vá e que se relacione com o assunto que você está abordando.

Nos backlinks internos, você encaminha o usuário que está lendo seu post para outra página do seu site, mas que complementa o tema abordado. Assim, você otimiza a experiência do usuário e, ainda, aumenta o tempo de permanência em seu site.

Já nos backlinks externos, você guia o usuário para uma página fora do seu domínio. Nesse caso, é fundamental inserir links de sites confiáveis e que são autoridades no assunto tratado.

Ainda, há os backlinks que trazem as pessoas para seu site. Quando outro site adiciona um link externo que direciona para um conteúdo do seu blog, por exemplo. Assim, eles informam para os visitantes e o Google que você é referência naquele determinado assunto, atraindo mais visitantes para sua página e aumentando seu tráfego.

Para SEO essa estratégia é fundamental no ranqueamento da sua página nos buscadores, pois ela confere autoridade, fazendo com que esse motor de busca entenda que sua página tem informações relevantes e o posiciona no topo das páginas de resultados. Explicaremos mais sobre isso no próximo tópico.

Por que implementar uma estratégia de backlinks na sua startup?

Abaixo, confira 4 motivos para você investir nessa estratégia.

  1. Melhora o ranqueamento no Google

Quando você tem backlinks de qualidade apontando para seu site, o Google entende que ele é uma autoridade confiável para o nicho e, assim, merece ranquear nas primeiras posições para os termos de pesquisa. Consequentemente, sua startup recebe mais acessos.

Por outro lado, ao adicionar links fundamentados no seu blog, o Google interpreta que seu conteúdo tem informações relevantes e verdadeiras para o seu setor — fator que contribui no posicionamento de determinadas palavras-chave do seu artigo.

  1. Ajudam o Google a encontrar novas páginas na Web

Para que o buscador possa rastrear e indexar conteúdos em seus resultados, os bots do Google precisam descobrir novas páginas.

Nesse sentido, os links funcionam como um facilitador para que esses robôs encontrem novas páginas. Assim, eles investigam e analisam se elas apresentam informações relevantes que merecem boas posições em suas páginas de resultados. 

Portanto, um link de fonte confiável ajuda o artigo da sua startup a ser indexado mais rapidamente.

  1. Aumentam sua confiabilidade e autoridade

Receber links de fontes confiáveis e bem-vistas pelo Google ajuda sua startup a ter ranqueamentos mais altos, além de aumentar sua confiabilidade e credibilidade.

Imagine que o portal G1 mencionou um link do blog da Abstartup. Ao ler essa notícia, o usuário pensará que se o G1 adicionou um conteúdo dessa empresa, significa que ela é confiável, consequentemente, o Google entende como uma autoridade no assunto abordado.

Do mesmo modo, ao adicionar links de portais e sites relevantes, o Google compreende que sua página tem informações verdadeiras e seguras.

  1. Enviam tráfego de referência para sua página

Ao receber backlinks de qualidade, você recebe um tráfego muito valioso para sua página. Isso acontece, porque esses visitantes podem conhecer sua marca por meio do site que inseriu o link da sua página.  

Assim, aumenta o tráfego orgânico do seu site e, consequentemente, melhorando seus resultados.

Como utilizar a estratégia de backlinks?

Agora que você já entendeu o que são backlinks e como eles são fundamentais para uma estratégia de Inbound Marketing, confira como utilizá-los.

  1. Tenha cuidado ao criar links para fora do seu site

É comum encontrar pessoas que têm receio em adicionar um link externo, acreditando que isso levará o leitor a abandonar sua página. 

Porém, saiba que eles aumentam a credibilidade do seu conteúdo, mais ainda quando você adiciona o link de uma pesquisa, estudo ou domínio relevante que reforça seus argumentos.

  1. Invista em conteúdos úteis e atrativos

Para obter backlinks de qualidade e notoriedade na internet, é preciso produzir conteúdos realmente valiosos para seu público

Assim, você ganha reconhecimento dos seus usuários, além dos responsáveis por outras páginas que fazem parte do seu nicho que olharão seu conteúdo como referência.

Ah! Além de compartilhar materiais atrativos, não esqueça de incluir links externos para indicar sites e blogs de autoridade reconhecida. Isso ajuda no reconhecimento de sua página e aumenta as chances de receber backlinks de volta.

  1. Faça o link em porções relevantes do texto

Ao adicionar backlinks nos seus conteúdos, não esqueça que o ideal é inseri-los nos termos exatos ou em pequenas frases que se relacionam precisamente ao link em que o leitor será direcionado. Isso o ajuda a compreender sobre o que o link adicionado abordará.

Além disso, para que sua estratégia de link building traga bons resultados, é recomendado analisar a quantidade de backlinks adicionados ao longo do artigo. O ideal é incluir, ao menos, 3 links a cada 500 palavras.

  1. Desenvolva parcerias de alto nível

Ter vários links para o seu blog espalhados pela internet não significa que você terá os resultados esperados. Afinal, dependendo de onde esses links estiverem, eles podem prejudicar a reputação da sua empresa. 

Por isso, é fundamental analisar os backlinks recebidos com ajuda de ferramentas de SEO, como:

  • SemRush;
  • Ubersuggest;
  • Ahrefs;
  • cognitiveSEO;
  • LinkResearchTools;
  • Majestic SEO;
  • Monitor Backlinks;
  • SEO PowerSuite.

Uma dica para receber links de qualidade é desenvolver parcerias de alto nível, com blog e sites que tenham uma boa notoriedade e reconhecimento. Assim, é possível fazer guests post, em que você e seu parceiro “trocam” artigos entre si, de modo que cada blog publique um conteúdo produzido pelo outro.

Como vimos nesse artigo, os backlinks influenciam o SEO Onpage e oferecem muitos benefícios para o blog da sua startup. Então comece a planejar sua estratégia para impulsionar os resultados das suas páginas agora mesmo.

Gostou dessas dicas? Nas redes sociais da Abstartups você confere mais informações como essa. Visite as páginas: Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter e Youtube.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira Mais Conteúdos