fbpx

O poder da capacitação profissional para desenvolver times de alta performance

  • Solides
  • março 16, 2022
  • Nenhum comentário
capacitação-profisisonal-em-startups

Apostar na capacitação profissional e desenvolvimento do capital humano é um importante diferencial para o negócio. Para além dos benefícios da qualificação de competências e habilidades dos profissionais, oferecer oportunidades de aprendizado também contribui para a atração e retenção de talentos.

A importância da capacitação profissional em startups

Oferecer um ambiente de aprendizagem e qualificação profissional é fundamental para garantir o progresso dos times e potencializar o capital humano. Isso vale, inclusive, para pequenas empresas e startups. 

Empresas menores costumam ter times mais enxutos, mas isso não muda o fato de que esses colaboradores precisam ser estimulados e desenvolvidos para trazer mais inovação e crescimento ao negócio. 

Nesse sentido, a capacitação profissional é uma via de mão dupla, já que auxilia no crescimento de carreira dos profissionais, transformando suas jornadas e, ao mesmo tempo, traz mais know-how para os processos internos da organização. 

Fortalece a marca empregadora

Oferecer programas de capacitação profissional é uma maneira de fortalecer a marca empregadora, ou seja, como a empresa é vista pelo público externo em relação aos seus colaboradores. 

Dessa forma, a oportunidade de crescimento e aprendizagem é reconhecida como uma demonstração de que a organização se importa com seu time e investe nos profissionais.

Essa visão é uma importante vitrine para a atração de talentos, além de fazer com que sua empresa seja vista como um bom lugar para se trabalhar. 

Melhora o engajamento e a motivação dos colaboradores

O investimento em atualização profissional também gera o sentimento de valorização nos profissionais da empresa, que se sentem reconhecidos e estimulados a aprimorar suas habilidades. 

Dessa forma, um programa de aprendizagem na empresa também resulta em mais engajamento, motivação e dedicação, o que contribui para um clima organizacional mais harmonioso e para a retenção de talentos

Desenvolve competências técnicas e comportamentais dos colaboradores

Quando o plano de capacitação profissional é alinhado aos objetivos do negócio, ele se torna uma ferramenta muito poderosa para preencher lacunas de conhecimento na empresa. 

Nesse caso, a tecnologia e o People Analytics são importantes aliados no fornecimento de dados que ajudam a entender quais soft e hard skills precisam ser desenvolvidas e quais os pontos fortes e fracos de cada time. 

Com uma gestão orientada por dados, o time de RH tem informações precisas e estratégicas para montar planos de treinamento e desenvolvimento muito mais eficientes, como destaca Mônica Hauck, Founder e CEO da Sólides:

“Ter os dados trabalhando ao meu favor, significa que as decisões sobre a gestão de pessoas se tornam muito mais acertadas e permite que as organizações operem com muito mais estratégia e eficiência no desenvolvimento das pessoas e dos negócios.” 

Constrói times de alta performance

Investir em educação corporativa é a melhor forma de desenvolver profissionais e conquistar times de alta performance para alavancar os resultados da empresa.

Com base nas estratégias da organização e nas avaliações individuais dos colaboradores, é possível definir as competências que precisam ser desenvolvidas e adquiridas pelo time para melhorar a performance. 

Essas informações, ajudam a construir planos de desenvolvimento individual muito mais efetivos, capacitando diferentes profissionais e criando times que se complementam. 

Estimula um ambiente de inovação e aprendizagem

Quando falamos em startups, a primeira palavra que vem à mente é inovação. Profissionais criativos e confiantes são peças importantes para manter o desempenho e os resultados esperados nesse tipo de negócio. 

Nesse sentido, mais uma vez, a capacitação entra como uma grande aliada. Isso porque, o conhecimento e o aperfeiçoamento de habilidades aumenta a confiança dos colaboradores, fazendo com que eles se sintam mais seguros para propor novas soluções. 

Além disso, o investimento em uma plataforma de educação corporativa também ajuda os profissionais a terem maior capacidade crítica e analítica, fazendo com que eles encontrem soluções inovadoras para problemas recorrentes. 

Potencializa a produtividade

Por fim, com os conhecimentos certos e o reconhecimento da organização, os profissionais se tornam muito mais capacitados para realizar suas tarefas com maior eficiência e agilidade, ou seja, a empresa ganha em produtividade

Quanto mais aprofundado for o conhecimento em determinada área, menores são as chances de erros e retrabalhos, o que reduz consideravelmente os custos operacionais, além de melhorar a imagem da empresa perante o mercado. 

Conclusão

Importante ressaltar que, na hora de definir um plano de ação, é essencial que o RH se planeje e busque entender quais soft e hard skills devem ser aprimoradas para garantir times de alta performance e suprir as necessidades do negócio. Potencialize o seu aprendizado com o e-book gratuito que reúne tendências em educação corporativa e principais insights da Semana de Educação da Sólides.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *