fbpx

+1 9093183240

contato@abstartups.com.br

Logística: pandemia traz holofotes e oportunidades para o setor

Não precisamos ficar falando do quanto a pandemia do coronavírus trouxe complicações para todos. Mas há quem pense em tudo para “normalizar” a situação. Trata-se da área logística.

É claro que normalizar uma situação durante um período tão ímpar é atividade praticamente impossível. Mas, acredite: se não fosse o segmento citado, tudo seria ainda mais difícil.

Por isso, é necessário falar um pouco mais sobre esse setor tão importante. Não só para a Economia brasileira, mas para você, empreendedor.

(Até porque falar que “[insira aqui uma atividade] é muito importante para a Economia” é um imenso clichê. Queremos ir muito além disso)

Todo empreendedor, via de regra, entende minimamente de logística. Organizar uma empresa é tarefa para poucos, e você está neste seleto grupo. Parabéns por isso!

Entretanto, existem profissionais que operacionalizam absolutamente tudo para você. E, mais do que isso: não só sabem como já trabalham para ajudar a sanar as dificuldades enfrentadas.

Esse segmento te ajuda a:

  • Receber pedidos e produtos
  • Encontrar novos clientes
  • Oferecer novas soluções
  • Escoar sua produção 
  • E, principalmente, facilitar a sua vida

Quanto mais você ler esse texto, saiba que mais próximo estará de descobrir uma série de novas soluções, ideias e insights para o seu negócio. 

Mais do que isso, na realidade: esse texto é apenas a ponta de um iceberg quanto o assunto são facilidades para a sua empresa. Você está prestes a descobrir tudo isso.

Ao se associar à Abstartups, você ganha uma série de benefícios que qualquer empreendedor deseja no mercado. No final desse texto explicamos tudo, mas deixamos o convite desde já.

Temos certeza que um dos nossos planos se encaixa ao que você precisa (ou pode investir) para descobrir uma infinidade de soluções. Basta saber mais clicando aqui.

O Blog da Abstartups é inteiramente gratuito para o acesso de todo e qualquer empreendedor, mas podemos garantir duas coisas para você:

  • Ele traz uma série de informações relevantes e pode expandir seu campo de visão sobre o mercado de trabalho em uma série de temas diferentes
  • Determinados assuntos possuem ideias e soluções que são exclusivos de sócios da entidade. Logo, para usufruir do que falamos, é necessário ser nosso parceiro.

Você já sabe: ser associado da Abstartups é algo que impactará positivamente na sua vida profissional e, também, na sua empresa. Não perca tempo!

Duas rápidas definições – mas sem origem

“Ué? Como assim? Como não vamos falar da origem da Logística?”, você deve estar se perguntando ao ler o inter título.

É muito simples: o ato de organizar processos é algo inerente a todo e qualquer processo – com o perdão da redundância. Para sistematizar algo, é necessário estabelecer padrões. 

Logo, falar de tudo isso exigiria uma imensa volta no tempo – e uma consequente perda de foco do nosso texto.

Para você ter ideia: líderes militares da Grécia Antiga, de Roma e do Império Bizantino já falavam de conceitos que envolvem a logística. E, bem, é daqui que vamos para as definições citadas.

Na primeira metade do século XIX, o principal teórico de assuntos militares se chamava Antoine-Henri Jomini. O suíço escreveu um livro chamado “Sumário da Arte da Guerra”.

Jomini dividiu a tal “arte da guerra” em seis partes. Nem precisamos dizer qual é uma delas: o tema deste texto que você está lendo. 

E vem dos escritos de Jomini as duas definições citadas. Para ele, estamos falando da “ação que conduz à preparação e sustentação das campanhas”.

Sim, campanhas. Lembre-se que o suíço era um teórico militar – ou seja, pensava sempre em guerras, armamentos e tudo mais. Por isso, troque “campanhas” pelo segmento da sua empresa.

Acho essa definição interessante? Pois bem: temos outra. Talvez mais abrangente, se encaixando perfeitamente no mundo das startups.

O teórico comentou que a logística é “a ciência dos detalhes dentro dos Estados-Maiores”. No caso, pode trocar “Estados-Maiores” por “empresas”. Genial, não?

Momentos delicados

Nada mais justo que definições de logística tenham surgido para falar de guerras. Afinal de contas, é em momentos extremamente sensíveis em que ela se prova ainda mais interessante.

Como falamos no começo do texto, estamos em um momento completamente extraordinário. E sensível. E triste. É a hora, portanto, que tal administração se torna ainda mais importante.

A pandemia do coronavírus não deixa de ter um cenário semelhante a uma guerra. E é o segmento em questão que faz com que um mundo em parafuso siga rosqueando – ainda que com dificuldade.

Em outros textos por aqui, já falamos que cada crise traz uma oportunidade. Não é diferente no momento em que estamos vivendo. E a própria Abstartups deixa isso claro.

Por aqui, nós temos a StartupBase. Basicamente, é um imenso banco de dados sobre uma série de startups no Brasil. Vale a visita – e, de tão genial, voltaremos a falar dela mais para frente.

Um dos segmentos pelos quais você pode procurar empresas de tecnologia, adivinhe, é “Logística e Mobilidade Urbana”. São, ao todo, 223 empresas listadas nesta área nas nossas informações.

É um número expressivo, obviamente. Mas, por exemplo: não está entre as dez primeiras áreas com mais empresas representadas. 

Mais: quando comparada com o segmento-líder da nossa ferramenta, “Educação”, a área tem apenas 28% do número de representantes. 

Isso não quer dizer que um segmento é mais importante que o outro. Quer dizer, porém, que a concorrência é menor. Que menos empreendedores se arriscam. Que poucos tem know-how.

Já entendeu onde queremos chegar? Vamos deixar mais claro: se você sabe se virar quando o assunto é logística, invista. Se tiver um sócio nessa situação, idem.

O mercado é amplo e pouco explorado. Mais do que isso: a pandemia faz com que a área seja ainda mais demandada. É a oportunidade de ouro para você passar a investir nesse segmento.

Soluções – ou melhor, nortes

Pensar em ferramentas técnicas na área de logística exige bastante tempo. Apenas para começar, seria necessário dominar uma série de plataformas altamente tecnológicas. 

Para, novamente, não perdermos o foco do texto, não falaremos a respeito. (E, convenhamos: é difícil falar de técnicas de Administração e Exatas em um texto específico sobre uma área tão abrangente)

Podemos, porém, dar algumas dicas. E vamos ficar em três por aqui. Pode parecer pouco, mas temos certeza que elas serão muito úteis para você. 

E não falamos isso, apenas, por excesso de confiança ou arrogância. Falamos por assertividade. Tanto é assim que personalizaremos tais dicas.

Mapeamos três públicos-alvo importantíssimos para o setor logístico: fornecedores, clientes e público em geral. Cada um desses grupos, obviamente, terá demandas e dores diferentes. Daí a personalização.

  • Fornecedores: administre riscos

A pandemia trouxe uma série de problemas mundo afora. E não, não estamos falando apenas daqueles problemas cotidianos. São situações delicadas, como dissemos acima.

Caso o empreendedor detecte algum risco, ele deve ter alternativas. Se possível, mais de um fornecedor. E ter todas as informações de prazos, gastos e etc bem planilhados

  • Clientes: invista na comunicação

Tão importante (e, por vezes, tão subjugada), a comunicação transformou-se no melhor caminho para manter a credibilidade da sua empresa. E, quem, sabe sair fortalecido da crise.

Algo vai atrasar? Pintou algum problema? Avise de imediato, de maneira clara e completa. Em tempos difíceis, o que todos precisam é de confiança e transparência.

  • Público em geral: zele por eles

A saúde (física e mental) de qualquer pessoa deve ser prioritária não só para você; mas, também, para a sua empresa. Em tempos de pandemia, então, nem se fala.

Evite aglomerações, tenha (e empreste) sempre álcool gel, cuide da higienização de tudo que entrar e sair no local de trabalho e em entregas. Tenha o máximo de cuidado. 

Quando falamos em oportunidades…

Não estamos blefando ao falar que até mesmo na pior pandemia em mais de cem anos é possível ter boas notícias vindas do mercado. 

E, como diz o meme: eu posso provar.

Nos últimos meses, uma série de startups do segmento de logística registrar captações e número expressivos. Seja aqui no Brasil, seja em algum lugar da Terra.

Ficou curioso? Pois, então, dá uma conferida:

  • Beacon

Fundada em 2018, a empresa britânica rastreia cargas e possui uma plataforma de comparação de preços diversos para realizar um delivery.

Quem investiu na ferramenta foi ninguém mais, ninguém menos que Jeff Bezos. A rodada levantou mais US$ 15 milhões para o desenvolvimento da instituição.

  • Cargo X

Receber uma rodada de aporte já é algo complicado. Imagine, então, duas. E em um período de três meses. Durante uma pandemia. Foi isso que a empresa paulistano conseguiu.

Em abril, foram US$ 80 milhões. Em junho, mais US$ 15 milhões da Pattac Empreendimentos para incrementar a empresa que conecta empresas de transportes a caminhoneiros – 

  • Lalamove

A ferramenta, chinesa, apresentou crescimento de 100% por mês no Brasil em 2020. São cerca de sete mil entregas por dia – e 50 mil entregadores em SP, RJ, México e na Ásia.

Em entrevista à Pequenas Empresas Grandes Negócios, Albert Go, diretor LATAM da empresa, contou que itens leves e alimentos ganharam destaque no período.

Logística e muito mais

Não estamos aqui apenas para ajudar quando o assunto é logística – por mais que, ainda que indiretamente, ela esteja presente em tudo. 

A Abstartups busca ajudar absolutamente todo e qualquer empreendedor que tenha uma empresa escalável de tecnologia. De várias maneiras diferentes.

Vamos começar pelo que já foi citado aqui. A StartupBase, um imenso banco de dados personalizável para você conhecer uma série de startups Brasil afora, está à disposição.

Se você quer conteúdo para ampliar seu conhecimento de mercado, temos pesquisas, comunidades e o mapeamento de cada uma delas.

E claro! Aqui, no Blog da Abstartups, você encontra uma série de textos sobre uma série de temas pertinentes à vida do empreendedor. Você não vai se arrepender de pesquisar por aqui.

Por aqui, também temos mentorias com diversos empreendedores reconhecidos no mercado, que podem dar a você uma série de insights e passar um pouco da experiência e vivência de mercado.

Organizamos, também, dois eventos que são ótimos não apenas para abrir sua cabeça ou trazer experiência. Eles são ótimos para fazer o famigerado networking.

Estamos falando da Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo (CASE) e do StartupON, um dia inteiro focado em assuntos relativos ao assunto.

Tudo isso fica ainda melhor quando você se associa à Abstartups. Você ganha descontos, investimentos, conteúdos exclusivos e uma série de benefícios.

Se você já é associado, você sabe do que estamos falando. Mas, caso não seja, você pode ver o que te aguarda ao clicar aqui. E podemos dar o spoiler: é muita coisa bacana.

Temos certeza que, ao investir em logística, a sua empresa vai muito longe. E, junto com a Abstartups, fica impossível pensar no quanto você vai ganhar enquanto empreendedor.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira Mais Conteúdos

UMA HISTÓRIA DE 10 EDIÇÕES

CASE 2023 vai acontecer no Transamerica Expo Center na cidade de São Paulo. E, apesar de ser realizado na capital brasileira da inovação, o CASE é para o Brasil todo! É por isso que agora o nome do nosso evento é CASE SP.  O nome também é um vislumbre do que pode acontecer no futuro, em que outras cidades do nosso país podem receber um evento da mesma magnitude