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Você sabe como funciona um fluxo de pauta?

Você bateu um papo com seus colegas de trabalho e resolveram apostar nos serviços de uma agência de Assessoria de Imprensa. Ótimo! Agora vamos fazer um exercício de “futurologia”. Imagine que, após a aprovação do primeiro material institucional (aquele que mostra para a imprensa quem é o que faz sua startup), sua interface de PR fale “vamos começar o contato com a imprensa com o veículo X”.

Após três dias desse comunicado, o único feedback que você tem é “o jornalista está avaliando”. Nesse momento você poderá se perguntar: “Há algo de errado com a minha história?”; “Será que esse pessoal de PR não está me enrolando?”; “Acho que na verdade eu não precisava de uma assessoria de imprensa”, entre outros. Caro amigo, vamos com calma! Antes de levantar tantas hipóteses, você sabe me dizer como funciona um fluxo de pauta?

Vou explicar como um verdadeiro ciclo, pois dessa forma todos podem ficar na mesma página e entender como a imprensa funciona, oferecendo os materiais no timing correto:

– Elaboração e aprovação de texto: este momento é o mais “delicado”, pois é quando os termos e linguagens são afinados entre você e sua equipe de PR. Quando ambos conseguem chegar em um denominador comum em um curto espaço de tempo, será em média em uma semana;

– Envio de sugestão do material aprovado para o veículo X: quando é o anúncio da chegada de uma startup ao mercado ou mesmo números expressivos de sua atuação, costumamos sugerir uma matéria exclusiva para algum jornalista. E isso significa que não podemos (em hipótese alguma) enviar este mesmo texto para outro profissional da mídia, antes do primeiro nos dar um feedback;

– Interesse do jornalista e do editor: vamos supor que o jornalista do veículo X tenha se interessado pelo material que enviamos, nos dando um retorno em dois dias, em média. Ótimo! Vamos comemorar? Ainda não. Ele agora precisa do OK de seu editor (aquele cara que decide o que entra ou não no jornal/site/revista), para que possa fazer uma entrevista com você. E isso pode levar pelo menos mais dois dias;

– Entrevistas, fotos e edição: Você reparou que até aqui já se passaram quatro dias desde o primeiro contato com o jornalista, né?! Pois então, agora agendamos a entrevista (que depende das agendas de ambos), enviamos fotos e aguardamos a edição do veículo – que pode ser diária, semanal ou mensal. Após todo esse processo, ainda devemos aguardar a publicação, que ficará prevista para uma data específica, mas pode atrasar, caso algo factual aconteça;

Ufa! Viu só como não é um processo tão simples assim?
O envio de pautas e releases para jornalistas toma tempo e requer dedicação constante. Esses profissionais recebem milhares de sugestões diariamente, portanto é preciso entender que muitas vezes eles não conseguem ler sobre sua startup logo no momento que enviamos um e-mail ou ligamos. Mas, destaco aqui, que se você tiver um pouquinho de paciência, os resultados podem ser surpreendentemente positivos.

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