fbpx

+1 9093183240

contato@abstartups.com.br

Uma cidade mais empreendedora é uma cidade com mais empregos

Uma mobilização do ecossistema empreendedor para engajar os candidatos a Prefeito das principais cidades brasileiras. 

Assumimos junto com a Endeavor e outras entidades 3 compromissos para uma cidade + empreendedora. Queremos que os candidatos a prefeito das principais cidades do país  assumam três compromissos para construir uma cidade mais empreendedora, que cria mais empregos e oportunidades para todos:

empreendedoresempregos

Conheça o movimento e as metas

Embora existam poucas Scale-ups no Brasil – apenas 1% – o impacto delas é enorme! Esse 1% é responsável por gerar sozinho 42% dos novos postos de trabalho por ano.

Mas, você sabe, crescer em um país com as amarras e burocracias como o nosso não é fácil. Já pensou a quantidade de empregos gerados no Brasil se o ambiente de negócios das cidades brasileiras fosse mais simples e incentivasse os empreendedores a continuarem crescendo?

Mais do que nunca, precisamos das empresas de alto crescimento. E precisamos que nossos futuros prefeitos saibam disso!

Queremos que os candidatos a prefeito das principais cidades do país assumam três compromissos para construir uma cidade mais empreendedora, que cria mais empregos e oportunidades para todos:

1. Uma cidade que tenha um prefeito parceiro dos empreendedores

Apesar de os empreendedores terem um importante papel na geração de empregos, nosso ambiente de negócios não é favorável para quem empreende. E se vê pouco incentivo por parte do governo.

Mudar esse cenário é possível, e passa necessariamente pelo posicionamento da principal liderança da cidade, o Prefeito. Há muitas coisas que ele pode fazer, a começar por uma bem simples: ouvir quem está empreendendo e crescendo na cidade.

Queremos que os futuros Prefeitos se comprometam em, uma vez por mês, visitar empreendedores e os receber em seus gabinetes para conhecer suas histórias e desafios.

2. Uma cidade mais fácil e menos burocrática para quem quer empreender

Empreender por si só não é uma tarefa simples, e a dificuldade começa antes mesmo dos empreendedores se formalizarem: registrar uma empresa no Brasil leva em média 129 dias*. Tempo que o empreendedor poderia estar focado em melhorar seu negócio – e gerar mais empregos!

A boa notícia é que a porta de entrada do empreendedorismo pode ser bem mais fácil. Experiências como o Simplificar, em Porto Alegre, e a Redesim, liderada pelo Sebrae, mostram que esse tempo pode ser muito menor, de até 5 dias para uma empresa de baixo risco.

Queremos que os futuros Prefeitos assumam o compromisso público de diminuir o tempo de abertura de empresas em suas cidades, que pode e deve ser inferior a uma semana.

3. Uma cidade que trabalha junto com os empreendedores

Toda empresa nasce para resolver um problema e quanto maior o problema, maior a chance dela crescer. Uma cidade tem diversos desafios, mas, mesmo investindo bilhões em compras públicas, muitas vezes as inovações das novas empresas não chegam aos cidadãos.

É preciso promover um governo que esteja aberto às novas ideias e que trabalhe junto com os empreendedores para oferecer uma cidade melhor para seus moradores. São diversos exemplos ao redor do mundo, como o Barcelona Open Challenge e o BrazilLab.

Queremos que os futuros Prefeitos criem um programa de inovação aberta que promova o ganha-ganha: a Prefeitura inova em seus serviços, a cidade ganha soluções inovadoras para resolver seus problemas, e as empresas ganham escala, aumentam seu impacto e geram empregos.

Saiba mais sobre o movimento e veja as propostas do prefeitos. 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira Mais Conteúdos

UMA HISTÓRIA DE 10 EDIÇÕES

CASE 2023 vai acontecer no Transamerica Expo Center na cidade de São Paulo. E, apesar de ser realizado na capital brasileira da inovação, o CASE é para o Brasil todo! É por isso que agora o nome do nosso evento é CASE SP.  O nome também é um vislumbre do que pode acontecer no futuro, em que outras cidades do nosso país podem receber um evento da mesma magnitude