fbpx

+1 9093183240

contato@abstartups.com.br

Uma cidade mais empreendedora é uma cidade com mais empregos

Uma mobilização do ecossistema empreendedor para engajar os candidatos a Prefeito das principais cidades brasileiras. 

Assumimos junto com a Endeavor e outras entidades 3 compromissos para uma cidade + empreendedora. Queremos que os candidatos a prefeito das principais cidades do país  assumam três compromissos para construir uma cidade mais empreendedora, que cria mais empregos e oportunidades para todos:

empreendedoresempregos

Conheça o movimento e as metas

Embora existam poucas Scale-ups no Brasil – apenas 1% – o impacto delas é enorme! Esse 1% é responsável por gerar sozinho 42% dos novos postos de trabalho por ano.

Mas, você sabe, crescer em um país com as amarras e burocracias como o nosso não é fácil. Já pensou a quantidade de empregos gerados no Brasil se o ambiente de negócios das cidades brasileiras fosse mais simples e incentivasse os empreendedores a continuarem crescendo?

Mais do que nunca, precisamos das empresas de alto crescimento. E precisamos que nossos futuros prefeitos saibam disso!

Queremos que os candidatos a prefeito das principais cidades do país assumam três compromissos para construir uma cidade mais empreendedora, que cria mais empregos e oportunidades para todos:

1. Uma cidade que tenha um prefeito parceiro dos empreendedores

Apesar de os empreendedores terem um importante papel na geração de empregos, nosso ambiente de negócios não é favorável para quem empreende. E se vê pouco incentivo por parte do governo.

Mudar esse cenário é possível, e passa necessariamente pelo posicionamento da principal liderança da cidade, o Prefeito. Há muitas coisas que ele pode fazer, a começar por uma bem simples: ouvir quem está empreendendo e crescendo na cidade.

Queremos que os futuros Prefeitos se comprometam em, uma vez por mês, visitar empreendedores e os receber em seus gabinetes para conhecer suas histórias e desafios.

2. Uma cidade mais fácil e menos burocrática para quem quer empreender

Empreender por si só não é uma tarefa simples, e a dificuldade começa antes mesmo dos empreendedores se formalizarem: registrar uma empresa no Brasil leva em média 129 dias*. Tempo que o empreendedor poderia estar focado em melhorar seu negócio – e gerar mais empregos!

A boa notícia é que a porta de entrada do empreendedorismo pode ser bem mais fácil. Experiências como o Simplificar, em Porto Alegre, e a Redesim, liderada pelo Sebrae, mostram que esse tempo pode ser muito menor, de até 5 dias para uma empresa de baixo risco.

Queremos que os futuros Prefeitos assumam o compromisso público de diminuir o tempo de abertura de empresas em suas cidades, que pode e deve ser inferior a uma semana.

3. Uma cidade que trabalha junto com os empreendedores

Toda empresa nasce para resolver um problema e quanto maior o problema, maior a chance dela crescer. Uma cidade tem diversos desafios, mas, mesmo investindo bilhões em compras públicas, muitas vezes as inovações das novas empresas não chegam aos cidadãos.

É preciso promover um governo que esteja aberto às novas ideias e que trabalhe junto com os empreendedores para oferecer uma cidade melhor para seus moradores. São diversos exemplos ao redor do mundo, como o Barcelona Open Challenge e o BrazilLab.

Queremos que os futuros Prefeitos criem um programa de inovação aberta que promova o ganha-ganha: a Prefeitura inova em seus serviços, a cidade ganha soluções inovadoras para resolver seus problemas, e as empresas ganham escala, aumentam seu impacto e geram empregos.

Saiba mais sobre o movimento e veja as propostas do prefeitos. 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *