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Startup em crescimento? Confira as tendências de atendimento ao cliente para os próximos anos.

suporte ao cliente

O crescimento de qualquer empresa está diretamente ligado ao atendimento ao cliente. Durante todas as fases de uma startup, é necessário pensar no aprimoramento das estratégias de atendimento ao cliente como um pilar fundamental para a construção de um sucesso duradouro.

Uma forte presença digital, atendimento humanizado, inteligência artificial – esses são alguns dos temas que devem permanecer em alta quando falamos de suporte ao consumidor.

Por isso, junto com a Zendesk, líder global no setor de softwares de atendimento ao cliente, reunimos algumas das principais tendências de atendimento ao cliente para os próximos anos.

O presente e o futuro são digitais

O comportamento do consumidor mudou bastante nos últimos anos, migrando cada vez mais para o digital, os clientes atualmente priorizam sempre as soluções online.  Isso vale para tudo, desde a procura por um produto ou serviço até o pós venda.

E, já que os millennials e geração Z não fazem lidações telefônicas, é claro que, quando eles precisam de algum suporte, busquem por soluções digitais. A tendência é que você precise direcionar sua verba de CX para o atendimento virtual.

Atendimento ao cliente personalizado

Há poucos anos soluções simples no online, como chatbots com poucas respostas padrão, eram suficientes. Hoje, o cenário é diferente. Os clientes buscam suporte humanizado.

Mas calma, isso não significa que o seu cliente esteja esperando ser sempre atendido por um humano,  mas sim que as suas dores  e questionamentos específicos sejam resolvidos, sem travas ocasionadas por uma programação limitada de respostas.

Inteligência artificial como aliada ao atendimento ao cliente

A tendência é que os consumidores confiem cada vez mais na inteligência artificial. Segundo o CX Trends 2023, uma pesquisa realizada pela Zendesk, mostrou esses dados sobre a relação entre consumidores e IAs:

  • 73% esperam mais interações com a IA no dia a dia.
  • 74% acreditam que a IA melhorará a eficiência do atendimento ao cliente.
  • 75% ainda imaginam que a deve ser capaz o mesmo nível de serviço que os agentes humanos.

Cabe a você, como empreendedor, acompanhar as tendências e evoluções da Inteligência Artificial e analisar a melhor forma de incorporar essa tendência de atendimento ao cliente na sua empresa sem prejudicar o fluxo de caixa. Mas já é bom se preparar, os recursos disponibilizados pela inteligência artificial serão cada vez mais buscados pelos clientes e será necessário tratar isso como prioridade.

O autoatendimento ainda em alta

Quando falamos de personalização de atendimento ao cliente, também é importante lembrar que os clientes buscam soluções de suporte nos mais variados momentos, é por isso que o autoatendimento veio para ficar.  

Com soluções como um chatbot, é possível oferecer soluções 24hrs e responder as dúvidas mais frequentes sem demandar de capital humano. E isso é muito positivo porque o tempo de resposta é extremamente importante para a satisfação do cliente.

E como falamos lá em cima é possível oferecer um suporte humanizado utilizando chatbots. Com os chatbots de IA da Zendesk, você consegue fazer mais pelo seu cliente sem aumentar o número de funcionários. Com recursos viabilizados por inteligência artificial, você pode configurar chatbots para oferecer suporte até quando estiver desconectado, além de usar a IA para sugerir artigos da Central de Ajuda e responder a perguntas frequentes.

Já quer aplicar na sua startup? Através da nossa parceria com a Zendesk, startups elegíveis e associadas à Abstartups podem se inscrever no Programa Zendesk para Startups e ter acesso a vantagens como 6 meses grátis de Zendesk Suite e CRM de vendas Zendesk e muito mais.

Para entender mais sobre o Programa, deixaremos o link aqui para você!

Um futuro multiplataforma: Omnichanel

Atendimento ao cliente não é somente pós-venda. Todo o processo de compra de um consumidor configura a sua experiência com seu produto ou serviço.

Nesse aspecto, a tendência para os próximos anos é o Omnichannel, que realiza processos de atendimento pelos diversos canais digitais, mas sempre focando no cliente, deixando-o livre para ir e vir dentro desses canais durante a decisão de compra.

Entenda melhor o Omnichanel

Help Desk

O Help Desk é um sistema essencial de suporte ao cliente. Ele centraliza a gestão de interações, auxilia no atendimento ágil e personalizado, e utiliza tecnologias como chatbots e análise de dados para otimizar a experiência do cliente. 

Normalmente o Help Desk é gerenciado por meio de um software que organiza, registra e rastreia as demandas, tornando o processo muito mais rápido e prático.

Não esqueça dos dados

Medir a satisfação dos consumidores é importante para o desenvolvimento de toda empresa, mas com a diversidade de canais e modelos disponíveis, é muito importante ter uma cultura interna de análise de dados.

Por meio do Big Data, você será capaz de medir com exatidão a satisfação do cliente e definir os próximos passos para atingir seus objetivos.

Como levar a experiência dos seus clientes a um outro nível

O atendimento ao cliente deve ser um dos focos da sua empresa, afinal, o nível de exigência dos consumidores subiu muito nos últimos anos. Eles esperam cada vez mais atenção e dedicação na resolução de seus problemas e dúvidas.

Segundo a Zendesk, startups que investem desde cedo no sucesso de seus clientes têm uma vantagem competitiva muito grande, podendo crescer até 30% a mais que seus concorrentes. E sabendo desses dados, eles desenvolveram um Programa que permite com que a sua startup ofereça, desde o início, a melhor experiência para o seu cliente e com isso tenha mais chances de sucesso em sua jornada.

Então, se você é uma startup associada da Abstartups pode contar com as soluções da Zendesk para impulsionar  a sua área de atendimento ao cliente. Confira os planos de Associação, inscreva-se no Zendesk para startups e consiga essas vantagens exclusivas:

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