Sua empresa não precisa (só) de dinheiro

O segundo passo de muitos empreendedores, depois de tirar a ideia do papel, é buscar investimento. Se você está nesse momento e o seu único foco é aumentar a quantia de zeros na conta da empresa, você está fazendo isso errado. A experiência em negócios iniciais é tão importante (ou até mais) quanto recursos financeiros. O smart money nada mais é que a união desses dois fatores: investidores que fazem aportes e participam ativamente do desenvolvimento do negócio, compartilhando sua trajetória, contatos e conhecimento.

Sendo assim, o segundo passo dos empreendedores deve ser pesquisar quais pessoas e/ou empresas podem contribuir financeira e intelectualmente para alavancar sua solução. Mapeadas os alvos, é a hora de fazer contato para apresentar a startup, sua estratégia de crescimento e a proposta de parceria. Com o investidor alinhado com as estratégias do negócio, o empreendedor pode contar que tanto o capital intelectual quanto o capital financeiro terão destino certo.

Outra forma de alcançar o smart money é participar de programas de aceleração, capacitação ou incubação que aproximem nomes relevantes da sua empresa. Aqui no Darwin Starter, por exemplo, seguimos o modelo de aceleração corporativa, o que aproxima os empreendedores dos parceiros do programa. Neste caso, os parceiros são grandes empresas como B3, Neoway, RTM  e CNseg Par que disponibilizam profissionais para darem mentorias para soluções de suas áreas de atuação. Para as grandes é uma forma de gerar inovação. Para quem está começando, um jeito de se aproximar do mercado e contar com a experiência de quem já está inserido nele.

O smart money é importante principalmente na fase inicial do negócio, uma vez que ajuda no direcionamento e posicionamento da marca. Mas é importante estar atento se a sua empresa está preparada para receber esse apoio. Soluções que não têm uma equipe coesa e estratégia baseada em objetivos e ações possíveis dificilmente passarão em um processo seletivo ou captarão investidores. A regra é estar com a casa em ordem antes de convidar a visita para entrar.

Seguem quatro dicas de como o smart money pode te ajudar a aprimorar sua startup :

Aproximação com o mercado:

No caso de programas de aceleração corporativa, os mentores são pessoas que trabalham em empresas experientes no mercado, independente do seu campo de atuação. Dessa forma, entendem as necessidades do setor e do que ele está saturado, podendo indicar caminhos mais assertivos para o desenvolvimento das soluções. O mesmo acontece com investidores. Eles apenas aceitarão fazer parte do negócio se entenderem do seu público alvo e observarem uma oportunidade ali.

Compartilhamento de networking:

Ter uma boa rede de contatos é crucial para todos os empreendedores por permitir a aproximação com potenciais clientes, parceiros, investidores e consultores. O smart money faz com que o empreendedor compartilhe do networking do investidor, o aproximando de pessoas e empresas que sozinhos demorariam muito mais para alcançar. Dentro de aceleradoras o benefício é ainda maior, já que além dos novos contatos, o empreendedor está inserido em um ambiente voltado para a inovação que incentiva trocas e interações.

Experiência:

Saber por qual caminho seguir e quais erros evitar faz com que a empresa alcance melhores resultados de forma acelerada. Isso só é possível com conhecimento e experiência sobre o mercado e empreendedorismo. A partilha da trajetória própria feita por investidores ajuda no amadurecimento da solução e, por consequência, na sua escalabilidade.

Investimento:

Por último, mas não menos importante, o dinheiro. O aporte vindo de smart money permite que o empreendedor receba a quantia que precisa para aprimorar seu negócio e, ao mesmo tempo, o conhecimento para o usar de forma correta, fazendo com que o investimento gere ainda mais receita.

O segredo para captar dinheiro corretamente, portanto, é pensar de forma estratégia e atrair as pessoas e/ou empresas certas para ajudar no desenvolvimento da solução, e não apenas seguir a lógica do seu bolso.

About the Author:

Anderson Wustro
Anderson Wustro é CMO do programa de aceleração Darwin Starter e um apaixonado por tecnologia e novos negócios. Como um dos responsáveis pela aceleração de startups, vem ajudando empreendedores a desenvolverem seus modelos de negócio, produto, vendas e marketing.