O mundo do marketing e dos negócios têm sofrido diversas mudanças nos últimos anos. A popularização da internet, a introdução de novas tecnologias e a evolução do e-commerce são alguns dos fatores que fizeram as atenções se voltarem cada vez mais para o digital. Nesse sentido, o marketing offline foi aos poucos deixado de lado por empresas e startups.
Porém, estamos entrando em uma nova era, denominada por alguns de “pós-digital”, que é consequência justamente dessas transformações. O virtual está tão presente em nossas vidas que é impossível separá-lo do mundo real. Essa distinção perde sentido na atualidade. É assim que surge a necessidade de ações, serviços e negócios que integrem o online com o offline.
Não é simples, no entanto, encontrar boas maneiras de unir os dois lados da moeda. Acostumados a traçar uma linha entre on e off, ainda temos dificuldades em apagar essa divisão. Uma das soluções vêm de um velho conhecido dos profissionais de marketing: passam-se os anos e o planejamento estratégico continua sendo fundamental para alcançar os objetivos propostos. Definindo desde o início quais são os objetivos e as possibilidade de alinhar online e offline, as chances de alcançar o sucesso aumentam.
Independente de quais canais serão utilizados, o discurso precisa estar sincronizado com os valores e diretrizes da empresa. Seja no Facebook ou na loja física, a marca é uma só e, ainda que as linguagens sejam diferentes em cada meio, o posicionamento das mensagens precisa ser o mesmo. Caso contrário, a tentativa de fazer uma integração será fracassada.
Outra estratégia importante é apostar em conteúdo transmídia. Vale à pena aproveitar os pontos fortes de cada canal para criar uma estratégia criativa e de grande impacto. Por exemplo, a Stayfilm, uma plataforma de criação de vídeos a partir de fotos, vai usar o CASE, maior evento de startups da América Latina, para promover seu produto, dando oportunidade aos participantes de ter seus vídeos transmitidos no telão do evento. É uma ação simples, mas que gera engajamento e integra muito bem o online (por meio dos vídeos) com o offline (palco real do evento).
Quem atua no ecossistema de startups, aliás, precisa estar ainda mais antenado a esse novo panorama. Como as startups são enxutas por sua essência, existe a preocupação de otimizar ao máximo as ações de marketing, trazendo os melhores resultados ao menor custo. Um bom planejamento que integre online com offline pode trazer esse tipo de resultado.
Portanto, vivemos um momento novo, que traz diversas possibilidades e caminhos. Trata-se de uma era complexa para o marketing e para os negócios, justamente pelas infinitas estratégias que estão ao nosso alcance. Larga na frente quem souber sincronizar todas as novidades para criar a melhor estratégia possível.
Rafael Ribeiro
Gerente Executivo
ABStartups
Rafael Ribeiro é gerente executivo da ABStartups. Formado em ciências da computação e com especialização em marketing, Rafael foi co-fundador da Weblinia e da Monster Joy.
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