MVP: Por que ele é importante para o desenvolvimento de produto da sua startup

Você já ouviu falar em MVP, ou Mínimo Produto Viável? Esse é um conceito utilizado pelas startups no desenvolvimento de produtos ou serviços inovadores e pode ajudar no desenvolvimento da sua startup. É com o MVP que se realiza algumas validação de hipóteses e se investiga qualitativamente a viabilidade da solução.

O conceito de MVP se popularizou a partir do livro “Startup Enxuta” (The Lean Startup), de Eric Ries, e tem como objetivo percorrer o quanto antes o ciclo de aprendizagem: construir-medir-aprender. Portanto para um MVP ter êxito precisa ter o mínimo de características que o produto final deverá ter e permitir o aprendizado completo sobre o contexto do produto, tanto do ponto de vista da tecnologia, da viabilidade econômica e, principalmente, mercadológica.

É por meio do uso do MVP que será possível avaliar e testar as hipóteses sobre o produto e o mercado. Muitos empreendedores gostam de pensar que o MVP é um produto inacabado ou incompleto, isto está longe de ser verdade, o MVP é uma versão mais enxuta que permite realizar testes de validação (ou refutação) de hipóteses.

A lógica por trás do uso do MVP reside no fato de que, ao lançar produtos inovadores se entra em territórios inexplorados, e por isso é preciso buscar informação sobre o contexto em que o produto ou serviço vai operar. Portanto, ao utilizar um MVP o mais importante de tudo é criar mecanismos de validação de hipóteses e que permitem um aprendizado exploratório. Assim, usar o MVP no desenvolvimento de uma startup é uma maneira inteligente de utilizar os recursos.

Você vai aprender mais Sobre MVP no curso: Modelagem e Validação da Proposta de Valor

A proposta de valor é o coração de uma startup. Por isso, precisa ser bem-feita a fim de captar os primeiros clientes, validar o seu negócio como um todo e o seu produto, além de possibilitar a captação de recursos para continuidade da sua startup. A proposta de valor está intimamente ligada com a validação do seu negócio e, consequentemente com o MVP.

Como você pode perceber, o conceito de MVP é fundamental para o sucesso da sua startup. E, pensando nisso, o programa InovAtiva Brasil criou um curso exatamente para que você aprenda sobre essa metodologia poderosa.

Neste curso, você irá aprender:

Job to be done. Uma startup deve ajudar clientes a realizar tarefas.

Canvas. Elaboração da da proposta de valor através dessa ferramenta visual.

Validação da proposta de valor.

Construção do MVP (Mínimo Produto Viável).

Canvas do modelo de negócios.

Cases reais.

Ficou interessado? Aproveite e inscreva-se no curso de MODELAGEM E VALIDAÇÃO DA PROPOSTA DE VALOR da InovAtiva Brasil e saia na frente como empreendedor!

Esse texto foi publicado originalmente no blog InovAtiva Brasil

By |dezembro 22, 2017|Primeiros passos|

About the Author:

InovAtiva
Este artigo foi produzido pela equipe do InovAtiva Brasil, programa de Aceleração de Startups realizado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), pelo Sebrae e com execução da Fundação Certi.