fbpx

+1 9093183240

contato@abstartups.com.br

Metodologia OKR: como implementá-la na sua startup

Mobilizar a equipe em torno de um grande objetivo da empresa estipulando pequenas metas pessoais e coletivas entre os colaboradores. Essa é a principal característica da metodologia OKR (objectives key results). A prática pode ser adotada por empresas de qualquer porte e é muito indicada para startups que precisam otimizar a produtividade dos colaboradores. O principal benefício é a melhoria do desempenho individual deles e, por conseguinte, de toda a organização.

A metodologia OKR

Objectives é descrição do que se espera atingir. Key Results são uma maneira de medir se os objetivos estão sendo superados. A metodologia foi criada pela gigante Intel e assimilada por várias empresas de tecnologia, como o Google em 1999. Ou seja, há mais de 15 anos, essa metodologia é a estratégia utilizada por empresas consolidadas no mercado.

business, photography and startup concept - two smiling young women looking at digital camera at office

A implementação da metodologia OKR depende da participação de todos. Ela se diferencia da gestão de metas tradicional, pois boa parte dos objetivos é estabelecida pelos funcionários, que estão no dia a dia da empresa desempenhando as funções mais básicas e vitais. No modelo tradicional, somente os gestores e donos da empresa estabelecem o que é importante para a empresa.

Outra diferença da metodologia OKR em relação à gestão tradicional é o ciclo de definição das metas. Em vez de serem definidos e avaliados anualmente, os resultados são medidos por trimestre. Assim, os resultados são acompanhados com mais agilidade e se uma meta estiver muito distante, é mais fácil adotar novas estratégias para atingi-la.

A implementação de OKRs

Os OKRs devem ser simples, mensuráveis e todos devem conter números. Precisam também ser um consenso entre profissionais e gestores, portanto, a elaboração de objetivos deve ter a participação efetiva deles. É recomendado que cada profissional possua 5 objetivos com 4 resultados possíveis para cada um. Além disso, 60% dos objetivos devem ser escolhidos pelos profissionais e o restante pelas lideranças da empresa.

Avaliação dos resultados

No final do trimestre, os Key Results normalmente são medidos em uma escala de 0 a 1. Se o resultado for igual a 1, o sucesso foi total é o chamado Stretch Goal. Se for 0,6 ou 0,7 a key atingiu o resultado esperado. Qualquer indicador abaixo do 0,4 é um mal resultado. Para saber o resultado final de um OKR basta fazer a média dos key results. Caso a empresa atinja sucesso em todos OKRs é ideal estabelecer metas mais ousadas.

As razões para utilizar a metodologia OKR

Uma empresa realmente interessada em estabelecer um processo sério e estruturado para alcançar suas metas pode encontrar na metodologia OKR uma excelente solução. Ela se torna muito útil por ser uma ferramenta capaz de gerenciar os colaboradores a chegar aos resultados. Por isso, a etapa de definição dos objetivos e avaliação dos resultados devem ser feitas com total seriedade, respeitando a realidade da empresa. Não adianta estabelecer metas impossíveis e nem metas muito fáceis, isso não será benéfico.

Aderindo a metodologia OKR de gestão de metas, os profissionais entendem melhor suas funções e são estimulados a pensar ações para atingir os resultados esperados. Passam a ter mais foco e a desperdiçar menos energia com estratégias que não garantem nenhum resultado.

E você, já implementou a metodologia OKR na sua empresa? Acompanhe nossos posts sobre gestão e equipe.

Compartilhe

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira Mais Conteúdos

UMA HISTÓRIA DE 10 EDIÇÕES

CASE 2023 vai acontecer no Transamerica Expo Center na cidade de São Paulo. E, apesar de ser realizado na capital brasileira da inovação, o CASE é para o Brasil todo! É por isso que agora o nome do nosso evento é CASE SP.  O nome também é um vislumbre do que pode acontecer no futuro, em que outras cidades do nosso país podem receber um evento da mesma magnitude