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Marketing e Vendas: 7 tendências que você precisa acompanhar

A internet revolucionou todas as áreas de nossas vidas. Talvez uma das principais mudanças esteja no comportamento do consumidor, que passou a ter um papel de protagonismo nas relações comerciais.  É para atender a desafios desta Era do Cliente, que especializações surgiram dentro do marketing, com algumas abordagens que se tornaram possíveis a partir do uso de tecnologias em nuvem.

 

O consumidor 3.0, como alguns chamam este novo perfil, tem diversas fontes de pesquisa e pode fazer comparações por vários critérios (preço, qualidade, proximidade, recomendação), estar em contato com outros consumidores para comparar impressões e conseguir tanto recomendações quanto críticas.

Portanto, para conseguir alcançar a conversão de vendas e tornar o cliente fidelizado, é importante que você esteja atento às novas tendências de marketing e vendas. Selecionamos, a seguir, 8 delas. Confira!

1. Inteligência Artificial

Uma novidade nem tão nova assim, a Inteligência Artificial já existe e é usada em nosso dia a dia. Embora os filmes hollywoodianos tenham pintado uma imagem um tanto sombria dessa tecnologia, não é preciso ter medo dela.

O desenvolvimento tecnológico nos brindou com muita produção de dados. De fato, a estimativa é que, nesses últimos 2 anos, a humanidade produziu 90% de todos os dados já feitos em toda sua história.

As interações na internet, as pesquisas das pessoas, seus hábitos e características estão aí e podem ser usados em estratégias de Marketing. O problema é que seria humanamente impossível compreender e categorizar essa quantidade absurda de informação, e os programas comuns não tem discernimento ou pensamento para poder entendê-los e aprender com eles. É aí que entra a Inteligência Artificial e seu potencial para transformar o mundo do marketing.

2. Direcionamento de conteúdo

Cada vez mais é possível direcionar o conteúdo para o público-alvo potencial de seu consumo. Antigamente, ao se veicular uma publicidade, você lançava uma “bomba atômica” de informações a fim de acertar uns poucos alvos.

Embora efetivo, esse tipo de marketing tinha dois problemas: era mais complicado obter as métricas de retorno sobre o investimento e poderia gerar incômodo naqueles que não estavam sequer remotamente interessados em seu produto. Com a possibilidade de direcionar o conteúdo de marketing, sua campanha age como um sniper, que mira em um alvo. Maior economia e melhor retorno.

3. Relacionamento horizontalizado

O consumidor da era digital não é mais um ente passivo. Ele deseja ter voz, poder se relacionar e se fazer valer como o objetivo final da relação de marketing e vendas. Se antes o marketing era feito apenas unilateralmente, da marca para o consumidor, agora este é também corresponsável pela divulgação e alcance do produto.

A influência do consumidor, seja por uma curtida, um comentário, compartilhamento ou outra forma de interação, se tornou essencial. A relação, que antes era verticalizada, está se tornando cada vez mais horizontal.

E essa horizontalidade torna necessário que as empresas desenvolvam técnicas de marketing em atendimento, com resolução mais rápida e mais personalizada. Uma das grandes tendências para marketing e vendas é, portanto, saber como se relacionar bem com o consumidor.

4. Atendimento humanizado

A tendência do atendimento humanizado é um desdobramento da relação horizontalizada e já é uma realidade no Brasil. Consumidores tratados friamente, ou por mero contato eletrônico robótico, não ficarão satisfeitos e isso pode arruinar sua relação com a empresa.

O atendimento humanizado é uma forma de tratamento que, sem perder o profissionalismo, procura solucionar os problemas de forma rápida, eficiente, cordial e empática, atender às críticas e sugestões ou simplesmente dar uma resposta personalizada ao contato.

Lembra do primeiro ponto, sobre Inteligência Artificial? Aqui ela também se aplica. É possível, por meio de assistentes virtuais de IA, por exemplo, conseguir um atendimento humanizado. Trata-se de sugerir ao atendimento a resposta que seu cliente precisa ouvir.

5. Relevância e resultados

A maioria das grandes empresas tem reformulado seus contratos de marketing com base no alcance de métricas e indicadores positivos. Isso significa que os contratos já não são mais por campanha ou pelo trabalho realizado, mas sim pelo resultado alcançado. Isso é decorrência direta das vastas possibilidades de aferir custos de aquisição por cliente (CAC), retorno sobre investimento (ROI), taxa de conversão, etc.

Ou seja, uma das tendências do marketing atual é priorizar a relevância do conteúdo e os resultados alcançados.

6. Sincronicidade

Imagine um app voltado para a promoção de um estilo de vida mais saudável. Ele cuida da dieta, das calorias, dos exercícios e tudo que a pessoa poderia precisar para alcançar o objetivo de ter uma melhor forma.

Para isso, ele poderia, por exemplo, determinar a melhor rota para o trabalho, garantindo que a pessoa já faça exercícios na sua rotina e que, no percurso, tenha um restaurante ou café com a comida da dieta.

A sincronicidade, ou seja, a possibilidade de disponibilizar apps e outros programas que possam cuidar de diversos aspectos da vida da pessoa, com recomendações e sugestões, é uma das fortes tendências na relação de marketing e vendas.

7. Experiência do cliente

Por fim, a principal tendência do marketing atual para propiciar melhores vendas, engajamento e fidelização do consumidor é investir na experiência do cliente. Com base, por exemplo, na jornada do cliente, é possível prever e orquestrar a forma como se dará o relacionamento com o consumidor.

Se você perceber bem, todas as tendências anteriores nada mais são que formas de se otimizar a experiência do cliente.

Consumidores satisfeitos repercutem sua marca em suas redes sociais, engajam-se no reconhecimento e se tornam fidelizados, garantindo público cativo. Por isso, essa experiência deve ser o mais completa possível, da atração ao pós-venda. E se feita corretamente, é um dos maiores ativos que sua empresa pode conquistar.

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