fbpx

+1 9093183240

contato@abstartups.com.br

Entenda o marco legal das startups e quais os próximos passos!

Muito se tem falado sobre o marco legal das startups e suas repercussões para o nosso ecossistema. Nós da Abstartups e players como o Dínamo, Anjos do Brasil e Asteps, estamos participando de todas as reuniões. O objetivo é desenvolver um documento com as definições do marco. Depois, esse documento passará por consulta pública e aprovação no governo.

Essa semana fizemos uma live para explicar melhor esse processo e tirar todas as dúvidas sobre o tema. Participaram do bate-papo, Amure Pinho (presidente da Abstartups), Felipe Matos (diretor no Dínamo) e Dr. Pedro Ramos da Baptista Luz.

Então, acompanhe os principais insights:

De onde vem o Marco Legal das Startups?

As ideias em torno de políticas públicas para startups não é um assunto novo, visto que o Brasil é um país ainda muito burocrático em muitos aspectos. Por isso, é um dos fatores que nos faz hoje ser menos competitivos em termos de inovação em relação a outros países.

Sendo assim, nos últimos anos, esse tema já vem sendo assunto de todos os governos nas diferentes esferas, municipais, estaduais e federais. Mas agora, ganhou força para unificar essas discussões em um único documento e fortalecer essas pautas, além de criar novas discussões, afora com o apoio político do governo para implementar esse ambiente regulatório.

Em que momento do Marco estamos atualmente?

Atualmente, estamos no momento de discussões que estão sendo feitas entre governo, alguns parlamentares e sociedade civil a respeito de um possível projeto. Entre os players da sociedade civil, estão membros de associações e instituições representativas do ecossistema.

Essa fase, composta por reuniões recorrentes entre os membros convidados, tem por objetivo definir um documento chamado de anteprojeto. É a partir dele, que toda a sociedade será convidada para contribuir com opiniões e ideias na fase de consulta pública. Provavelmente, após isso, teremos um projeto de lei que deverá seguir os trâmites legais até sua aprovação na presidência e se tornar, uma lei.

Quais os principais temas desse marco Legal?

Os temas do marco legal das startups estão reunidos em quatro frentes principais. São elas:

  1. Ambiente de Negócios
  2. Trabalhista
  3. Investimento
  4. Compras públicas

Qual o nosso papel nas discussões do Marco Legal?

É importante ressaltar que esse é um documento que está sendo construído coletivamente. Por isso, todo o processo desde a construção até a aprovação, passa por diversos fatores. Portanto, que garantir que o marco das startups ofereça as melhores condições para o ecossistema, é preciso que todos participem das discussões e votações.

E agora, quais os próximos passos?

A última reunião para validação do texto e últimas deliberações já aconteceu. Portanto, agora resta aguardamos a divulgação por parte do governo da data em que esse documento será aberto para consulta pública (previsão no mês de abril). E em seguida, enviado à casa civil (previsão: junho).

Quer saber melhor tudo que aconteceu nas últimas reuniões?
Assista aqui a live completa

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira Mais Conteúdos

UMA HISTÓRIA DE 10 EDIÇÕES

CASE 2023 vai acontecer no Transamerica Expo Center na cidade de São Paulo. E, apesar de ser realizado na capital brasileira da inovação, o CASE é para o Brasil todo! É por isso que agora o nome do nosso evento é CASE SP.  O nome também é um vislumbre do que pode acontecer no futuro, em que outras cidades do nosso país podem receber um evento da mesma magnitude