fbpx

+1 9093183240

contato@abstartups.com.br

Investir no desenvolvimento de pessoas é também investir no desenvolvimento da empresa

Em um mercado cada vez mais competitivo e desafiador, as organizações devem manter os profissionais capacitados e atualizados para um resultado otimizado em suas entregas. Assim, é interessante que a preocupação com o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores seja constante e faça parte da cultura organizacional.

Esses conceitos estão interligados: quando uma pessoa evolui pessoalmente, ele também pode evoluir como funcionário. Por isso, é muito importante investir no desenvolvimento humano. Mas cuidado! Ainda que interligados, eles são diferentes. 

O desenvolvimento pessoal consiste em desenvolver e potencializar habilidades e competências para atingir metas e objetivos em todos os âmbitos da sua vida, consequentemente, o âmbito profissional faz parte disso. As competências são diversas, podem se relacionar à capacidade de solucionar problemas, trabalhar em equipe ou se comunicar com outros colaboradores, por exemplo. 

É aqui que entra a importância do autoconhecimento. Ele nos ajuda a entrar em contato com o nosso interior, nossas complexidades e dilemas. É um processo interno desconfortável, afinal, é difícil nos enxergarmos como pessoas falhas. Assim, costumamos buscar a perfeição no lugar de nos aperfeiçoarmos. Engana-se quem pensa que autoconhecimento é algo “zen demais” ou desconectado da realidade. Pelo contrário: através dele você aprende a lidar consigo mesmo, com suas emoções e como se insere nessa realidade. Isso é fundamental para o equilíbrio profissional e pessoal.

Essa jornada de autoconhecimento faz com que possamos desenvolver a capacidade de lidar com as nossas emoções: como (e o quanto) se percebe, processa, compreende e tem habilidade de gerenciá-las. Ou seja, a capacidade de perceber e exprimir a emoção, assimilá-la ao pensamento, compreender e raciocinar com ela, e saber regulá-la em si próprio e nos outros é que o chamamos de Inteligência Emocional. 

Todos esses fatores são importantes para o desenvolvimento pessoal, mas também para o desenvolvimento profissional.  Por isso, é fundamental encontrar o equilíbrio entre eles. E esse é um dos principais objetivos atualmente, e que merece atenção especial de cada funcionário. Neste contexto, a organização deve ser uma aliada dos colaboradores, apoiando e participando ativamente de seu crescimento, oferecendo as melhores condições para que cada um descubra e desenvolva o melhor de si.

O desenvolvimento pessoal e profissional pode acontecer por meio de treinamentos, cursos, capacitações, coaches, feedbacks, dentre outros. A partir disso, seus colaboradores terão a possibilidade de prosperar sendo mais criativos e contribuindo para fomentar um ambiente de inovação. Uma vez que a criatividade anda de mãos dadas com a inovação. Não há uma sem a outra: enquanto a criatividade é a capacidade de produzir ideias novas e únicas, a inovação é a implementação delas.

Isso significa que a criatividade é a principal força por trás da inovação em processos empresariais. Olhar as coisas de uma perspectiva diferente e não se apegar às regras e normas comuns é o principal passo para colocá-los em prática.

Tudo isso é muito importante para o crescimento da empresa e dos seus colaboradores. Mas nada funciona sem uma troca eficaz de informações entre os gestores e os funcionários com uma boa comunicação. É preciso que haja agilidade, precisão, interação, engajamento e transparência. E é preciso que existam essas características para todos os envolvidos. Desde o emissor da mensagem até o seu receptor final.

Essa evolução pode acontecer através de treinamentos direcionados, de suporte tecnológico para o aprendizado, ou mesmo, orientações e mentorias direcionadas às necessidades de cada um.

Antes de mais nada, é fundamental conhecer o time e entender quais são as principais necessidades e objetivos para, a partir de então, investir nos recursos adequados para o treinamento e o crescimento de cada um.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira Mais Conteúdos

UMA HISTÓRIA DE 10 EDIÇÕES

CASE 2023 vai acontecer no Transamerica Expo Center na cidade de São Paulo. E, apesar de ser realizado na capital brasileira da inovação, o CASE é para o Brasil todo! É por isso que agora o nome do nosso evento é CASE SP.  O nome também é um vislumbre do que pode acontecer no futuro, em que outras cidades do nosso país podem receber um evento da mesma magnitude