Calma! Não vou gastar seu precioso tempo explicando ou tentando exemplificar o que é ou onde se aplica o Inbound Marketing. Principalmente no ecossistema de startups, como o nosso, esse já é um conceito amplamente difundido e onde muitas empresas já aplicam inbound com excelência.
A minha proposta aqui é mostrar em que ponto a atuação da Assessoria de Imprensa se encaixa, dentro de todo o processo de inbound das startups. De forma generalizada e bem simplificada, inbound consiste em atrair e converte leads por meio de conteúdos relevantes. Portanto, destaco aqui que nós, das agências de PR, estamos localizados bem no fundo do funil – e não no topo, como equivocadamente, algumas pessoas têm apontado.
Digo isso com conhecimento de causa, pois é incontável o número de prospects que entram em contato e logo no começo de um bate-papo sobre como funciona nosso serviço, já perguntam quantos leads achamos que iremos conseguir gerar. Não fico bravo com esse questionamento, mas me faz refletir sobre o não conhecimento real do nosso papel dentro da área de comunicação.
Em outras ocasiões, para exemplificar, há empreendedores que entram em contato e simplesmente cancelam contratos, afirmando que, apesar de terem tido ótimas exposições na mídia, não converteram novos clientes e por isso o investimento “não se pagava”.
É de responsabilidade das equipes de marketing e comercial criar estratégias para atrair a atenção dos consumidores que fazem parte do universo de sua startup e convertê-los em clientes. Contratar especialistas em marketing de conteúdo é a principal tarefa para que o esse funil seja nutrido.
A atuação de PR é no fundo do funil, como elemento de influência para a conversão do lead, de forma que esse lead já tenha sido impactado pelo endosso e reputação de qualidade da marca. Para reforçar: marketing de conteúdo atrai seus leads. Assessoria de imprensa atua, o tempo todo, para construir a reputação e o desejo de consumo que esse lead terá. Vamos falar mais sobre isso?