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Exclusiva: os riscos e os benefícios dessa estratégia

Se você já tem os serviços de assessoria de imprensa contratados para sua startup, com certeza viu, em algum momento, a sugestão de trabalhar um material específico com “exclusividade”. Mas será que você entende, de fato, o que isso quer dizer e como funciona?

Antes de tudo, vamos deixar claro que não é tudo que pode ser trabalhado como exclusivo. É preciso ter um crivo para apostar nessa estratégia de divulgação, entender a relevância do material proposto ou do anúncio que será feito para a imprensa e se ele, de fato, poderia “merecer” um espaço bacana na mídia.

Caso você e sua equipe de PR já tenham feito o exercício de filtro e acreditem que valha a pena tentar a exclusiva, agora é o momento de pensar no riscos e benefícios dessa aposta:

Riscos: geralmente, quando se cria uma estratégia de exclusiva, listamos os planos A, B e C. Caso o primeiro decline, por quaisquer motivos, passamos para o próximos e assim por diante. Acontece que esse processo pode demorar mais que o esperado, porque enquanto o jornalista A não declinar, oficialmente a sugestão, não podemos passar para o B. Será que você está disposto a esperar? Já vimos aqui na PiaR uma sugestão demorar quase um mês para ser publicada. Consegue controlar a emoção até lá?

Pode ser também que nenhum dos “planos” propostos aceite a pauta exclusiva. Com isso, perdemos um valioso tempo de apostando “no cavalinho errado” e teremos que repensar toda a estratégia para aquele material, recomeçando do zero.

Mas nem tudo são más notícias.

Benefícios: quando recebemos um SIM do jornalista para nossa sugestão exclusiva, além de ficarmos extremamente felizes, é maior a chance de conseguirmos um espaço de destaque no veículo. Isso acontece porque só aquele jornal/site/revista terá acesso à informação em primeira mão, e ele quer exaltar o “furo”. Com isso, sua startup ganha também;

Outra vantagem é que, como exclusivas são focadas em grandes veículos, ela costuma ser replicada por portais mais verticais, que usam como inspiração ou fonte os maiores jornais e sites do país, pulverizando a sua notícia.

Enfim, como já dissemos antes, não há receita de bolo que funcione para todos os casos/clientes. Portanto, mantenha um diálogo aberto com sua equipe de PR para que possam, juntos, encontrar o melhor caminho para resultados para vez mais assertivos.

Bruno Pinheiro

Com 13 anos de experiência em assessoria de imprensa, Bruno já trabalhou no atendimento de contas como BuscaPé, Fox, VivaReal, Qranio, EasyTaxi, boo-box, Samba Tech e Evernote. Já participou de grandes anúncios no mercado brasileiro e conduziu o lançamento de mais de 100 startups nos últimos 6 anos. Bruno Pinheiro é fundador da PiaR Comunicação, assessoria de imprensa de 35 startups no Brasil.

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