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Estão abertas as inscrições para o Pitch Gov.SP

Startups são disruptivas, inovadoras, agilizam processos e resolvem problemas para melhorar a vida das pessoas. Certo? Bem, a gente pensa isso. Por isso, a ABStartups se juntou com o governo do Estado de São Paulo para lançar a edição do Pitch Gov.SP.

Essa já é segunda edição do Pitch Gov, porque quando a coisa dá certo não podemos parar! Mas o que afinal é o pitch gov. Se as startups têm o poder para melhorar a vida das pessoas, nada melhor do que usar isso para ajudar o governo a impactar a vida de milhões de pessoas.

O que é e como funciona o Pitch Gov?

O próprio nome já diz um pouquinho sobre o programa. Ele é a junção de pitch, que é uma breve apresentação da sua startup (você pode ler mais um pouco sobre o que é um pitch nesse link), e governo. Agora ficou fácil, não é?

O Pitch Gov é um programa que reúne startups com soluções que podem ajudar o governo a superar desafios estratégicos. Como nós fazemos essa conexão? Através de um evento de pitch em que startups pré-selecionadas mostram sua solução para tomadores de decisão dentro do governo do estado de São Paulo.

Como eu sei se a minha startup pode ajudar?

O governo do Estado de São Paulo mapeou 42 desafios em 8 áreas estratégicas. Eles vão desde automatizar o registro de presença dos alunos em escolas até ajudar a reduzir a sonegação e facilitar a identificação de práticas ilícitas de agentes do governo. Tem muitos problemas para resolver e aí que entram as startups.

No edital, você consegue ver cada um desses desafios especificados. Se sua startup puder ajudar a superar, você já sabe o que fazer. Inscreva-se!

Quais os benefícios para minha startup?

Chegamos na parte do boa! As startups que passarem da fase de teste e implementarem seu negócio tem várias vantagens.

Escalabilidade: Conseguir tração e escala são alguns do maiores desafios das startups! O governo de São Paulo abre a possibilidade para atingir muitas pessoas. o Estado de São Paulo é um dos populoso, com maior PIB e atividade econômica intensa. Já pensou em quantas pessoas você pode atingir?

CASE de sucesso: Imagine ter o governo como um CASE de sucesso. Isso atrai a atenção de mais investidores, mais agentes de fomento e, é claro, de novos clientes. Além da exposição na imprensa que já está garantida.

SXSW: O Sebrae-SP irá convidar as 3 startups com melhores notas na apresentação do Pitch, de acordo com a avaliação da banca, para participar da South by Southwest, conferência internacional de mídia, tecnologia, cultura e inovação em Austin, Texas, Estados Unidos. Será oferecido passagem, acomodação e a entrada para a conferência, que conta com 25 trilhas de conhecimento incluindo governo e startups & tecnologia.

Quais são os desafios?

São 42 desafios em 8 áreas envolvendo diversos órgãos do governo. Quer conhecê-los e ver se sua startup se encaixa em algum deles? Confira abaixo e não se esqueça, todos eles estão detalhados no edital:

A – Educação 

[fusion_accordion boxed_mode=”” border_size=”1″ border_color=”” background_color=”” hover_color=”” divider_line=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=””][fusion_toggle title=”I. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo” open=”no”]

Desafio 1. Como potencializar as atividades de reforço e recuperação nas escolas, através do uso de tecnologia?
Desafio 2 . Como realizar a supervisão de infraestrutura das escolas à distância?
Desafio 3. Como melhorar o compartilhamento de boas práticas entre as escolas da rede e entre as Diretorias de Ensino, de forma a englobar também a participação de alunos?
Desafio 4. Como implementar um sistema de tutoria virtual para os professores e funcionários? (EFAP/DETED)
Desafio 5. Como utilizar a tecnologia para fornecer programas de aprendizagem complementar para alunos com autismo?

[/fusion_toggle][/fusion_accordion]

 

[fusion_accordion boxed_mode=”” border_size=”1″ border_color=”” background_color=”” hover_color=”” divider_line=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=””][fusion_toggle title=”II. Centro Paula Souza” open=”no”]

Desafio 6. Como viabilizar um registro automático da presença ou ausência dos alunos nas aulas?
Desafio 7. Como atender, registrar e acompanhar grandes volumes de manifestações de alunos que acessam hoje o Fale Conosco?
Desafio 8. Como dar acompanhamento a um aluno egresso durante o primeiro emprego?
Desafio 9. Como dar acompanhamento à gestão da qualidade dos alimentos produzidos pelas nossas cozinhas e servidos nas nossas escolas?
Desafio 10. Como prover um sistema de segurança às escolas visando garantir integridade dos alunos e do patrimônio físico?
Desafio 11. Como disponibilizar um sistema de acompanhamento da evolução do conteúdo, de acordo com o plano de ensino do professor?

[/fusion_toggle][/fusion_accordion]

B) Estatística e Análise de Dados

[fusion_accordion boxed_mode=”” border_size=”1″ border_color=”” background_color=”” hover_color=”” divider_line=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=””][fusion_toggle title=”Fundação SEADE – Sistema Estadual de Análise de Dados” open=”no”]

Desafio 12. Como o cidadão pode utilizar informações estatísticas existentes nas bases do Seade para criar novos negócios e melhorar os serviços públicos?
Desafio 13. Como extrair dados demográficos de imagens e documentos, para sua inserção e vinculação a um banco de dados?

[/fusion_toggle][/fusion_accordion]

C) Finanças Públicas

[fusion_accordion boxed_mode=”” border_size=”1″ border_color=”” background_color=”” hover_color=”” divider_line=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=””][fusion_toggle title=”Secretaria da Fazendo do Estado de São Paulo” open=”no”]

Desafio 14. Como a SEFAZ pode reduzir a sonegação de impostos, de forma a garantir uma arrecadação constante e consequentemente a qualidade da prestação dos serviços públicos, com melhor uso das informações disponíveis?
Desafio 15. Como o cidadão pode resolver obrigações e dúvidas tributárias sem necessidade de presença no Posto Fiscal da SEFAZ?

[/fusion_toggle][/fusion_accordion]

D) Habitação

[fusion_accordion boxed_mode=”” border_size=”1″ border_color=”” background_color=”” hover_color=”” divider_line=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=””][fusion_toggle title=”Secretaria da Habitação do Estado de São Paulo” open=”no”]

Desafio 16. Como prover aos beneficiários dos programas da CDHU informações sobre os serviços urbanos locais e da sua situação contratual?
Desafio 17. Como estabelecer uma rede de relacionamento que possa auxiliar os gestores condominiais dos empreendimentos habitacionais da CDHU a compartilhar e adotar práticas exitosas, bem como estimular novas iniciativas de gestão e sustentabilidade?

[/fusion_toggle][/fusion_accordion]

E) Saneamento e Energia

[fusion_accordion boxed_mode=”” border_size=”1″ border_color=”” background_color=”” hover_color=”” divider_line=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=””][fusion_toggle title=”Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo” open=”no”]

Desafio 18. Como possibilitar ao usuário autogestão eficiente do consumo de água, gás e energia elétrica?
Desafio 19. Como fomentar o desenvolvimento sustentável, por meio da autogeração de energia, reuso de água e reciclagem de resíduos?
Desafio 20. Como ampliar e facilitar o acesso dos usuários à Arsesp e às discussões do processo regulatório, indo além do registro de reclamações nas áreas de Serviço e da Ouvidoria?

[/fusion_toggle][/fusion_accordion]

F) Saúde 

[fusion_accordion boxed_mode=”” border_size=”1″ border_color=”” background_color=”” hover_color=”” divider_line=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=””][fusion_toggle title=”Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo” open=”no”]

Desafio 21. Como diminuir o número de abstenções em consultas ou procedimentos agendados?
Desafio 22. Como utilizar inteligência artificial para identificar possíveis epidemias e direcionar estratégias para controle das doenças?
Desafio 23. Como agilizar o procedimento de triagem dos pacientes em unidades de saúde?
Desafio 24. Como tornar o monitoramento de doenças mais eficiente e disseminar informações técnicas e confiáveis por meio de aplicativos para auxiliar na prevenção de doenças?
Desafio 25. Como automatizar a distribuição dos recursos ambulatoriais?
Desafio 26. Como concentrar em um único portal todas as informações dos pacientes?

[/fusion_toggle][/fusion_accordion]

G) Transparência e Controle Interno

[fusion_accordion boxed_mode=”” border_size=”1″ border_color=”” background_color=”” hover_color=”” divider_line=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=””][fusion_toggle title=”I. Corregedoria Geral da Administração” open=”no”]

Desafio 27. Como otimizar a identificação de condutas ilícitas de agentes públicos e empresas utilizando as bases de dados disponíveis?
Desafio 28. Como monitorar licitações e contratos buscando integrar base dados abertos com bases da SEFAZ (BEC, SIAFEM) e JUCESP para detectar fraudes e indícios de irregularidades de empresas prestadoras de serviço e fornecedoras de produtos ao Estado?
Desafio 29. Como automatizar a análise dos itens necessários e do checklist adotada pela CGA para verificação de procedimentos licitatórios?
Desafio 30. Como desenvolver canal de comunicação exclusivo para que os agentes públicos tenham contato direto com a CGA?

[/fusion_toggle][/fusion_accordion]

[fusion_accordion boxed_mode=”” border_size=”1″ border_color=”” background_color=”” hover_color=”” divider_line=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=””][fusion_toggle title=”II. Ouvidoria Geral da Administração” open=”no”]

Desafio 31. Como o cidadão pode ter acesso às informações do cadastro de serviços oferecidos pelo Governo do Estado de São Paulo (Guia de Serviços Públicos) localizando os serviços e as informações de forma simples, rápida e intuitiva?
Desafio 32. Como potencializar o acesso à Rede de Ouvidorias para que os cidadãos tenham um canal de relacionamento mais eficiente no qual possam fazer suas manifestações (críticas, reclamações, denúncias, sugestões e elogios), recebam respostas e acompanhem o andamento de suas solicitações, de forma transparente, ampliando também a governança do sistema pela equipe de ouvidores?

[/fusion_toggle][/fusion_accordion]

H) Transportes

[fusion_accordion boxed_mode=”” border_size=”1″ border_color=”” background_color=”” hover_color=”” divider_line=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=””][fusion_toggle title=”I. Agência de Transporte do Governo do Estado de São Paulo” open=”no”]

Desafio 33. Como melhorar os serviços prestados pelas concessionárias e a fiscalização executada pela ARTESP com uso de informações do sistema de rodovias?
Desafio 34. Como garantir a comunicação entre os usuários, a Artesp e as Concessionárias em qualquer ponto das rodovias concedidas, seja através de redes de Telefonia, Redes sem fio, Rádio Web e/ou Rádio FM ou outra tecnologia possível?
Desafio 35. Como facilitar a implantação de arrecadação automática de pedágio conforme trecho percorrido?
Desafio 36. Como realizar de forma mais rápida e fácil a pesagem de veículos nas rodovias?
Desafio 37. Como melhorar os serviços de transporte coletivos intermunicipais de passageiros?

[/fusion_toggle][/fusion_accordion]

[fusion_accordion boxed_mode=”” border_size=”1″ border_color=”” background_color=”” hover_color=”” divider_line=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=””][fusion_toggle title=”II. Movimento Paulista de Segurança no Trânsito” open=”no”]

Desafio 38. Como garantir que as melhores intervenções viárias estão sendo adotadas, nos pontos corretos, conciliando mobilidade, segurança, custo e efetividade?
Desafio 39. Como diagnosticar de forma mais efetiva as causas dos acidentes?
Desafio 40. Como viabilizar iluminação mais eficiente e econômica para vias municipais e rodovias?
Desafio 41. Como engajar a sociedade em prol de um trânsito mais seguro?
Desafio 42. Como implementar formas alternativas de desestimular a má conduta, incentivando atitudes adequadas no trânsito?

[/fusion_toggle][/fusion_accordion]

Abstartups

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