fbpx

+1 9093183240

contato@abstartups.com.br

Conheça as três melhores cidades para empreender no Brasil

São Paulo, Florianópolis e Vitória ocupam as três primeiras posições do índice

Pelo terceiro ano consecutivo, São Paulo é a melhor cidade para iniciar e expandir um empreendimento no Brasil.  O levantamento completo conta com 32 cidades de 22 estados e foi divulgada em forma de ranking, no Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) de 2017, produzido pela Endeavor Brasil. Florianópolis e Vitória são as outras cidades que completam as três primeiras posições do ranking geral.

O índice é divulgado desde 2014, quando a Endeavor fez a primeira análise. Todo material apresenta desempenhos por temas e ainda análises regionais. A elaboração leva em conta indicadores em sete pilares: capital humano, infraestrutura, inovação, cultura empreendedora, acesso a capital, ambiente regulatório e mercado.

Com o mesmo índice da lista divulgada em 2016, São Paulo manteve o diferencial em infraestrutura e o acesso a capital de investimento. A capital paulista é o principal polo de negócios e concentra 1/3 do Produto Interno Bruto(PIB) do país.  Segundo Wagner Mancini, diretor da OmRá consultoria empresarial e agente do InovAtiva, o primeiro lugar é resultado da manutenção de um ecossistema empreendedor que ainda pode ser melhorado. “O mundo é muito dinâmico e constantemente apresenta inovações. Temos que manter o que já é bom e investir no que não está tão bom, para que possamos evoluir mais”, explica.

Em segundo Lugar, Florianópolis manteve a posição em relação ao ano passado.  A capital catarinense desta vez ficou em primeiro lugar na avaliação do índice de capital humano e aprimorou o trabalho burocrático feito para regulamentar os empreendimentos. Na opinião de Guilherme Lopes, coordenador regional da Endeavor em Santa Catarina, há muita formação de mão de obra, o que pode alavancar ainda mais o crescimento da cultura empreendedora na cidade. “Estamos em uma nova economia e com o tempo surgirão novas profissões. Acredito que com mais qualificação e apoio, teremos mais oportunidades de chegar ao primeiro lugar e ser um exemplo para o restante do país”, afirma.

Vitória, no Espírito Santo, saltou duas posições em relação ao índice divulgado no ano passado. A capital capixaba agora aparece em terceiro lugar, mesma posição de 2015. A retomada da posição se deve a um notável avanço no pilar de ambiente regulatório. Dentro desta avaliação específica, a cidade foi a que mais se desenvolveu, dando um salto de 10 posições. O gerente de Promoções e Inovação do Sesi/Senai do Espírito Santo, Iomar Cunha, destaca a presença de estabelecimentos que ajudam os empreendedores dentro da região metropolitana de Vitória. “Há diversos pontos que apoiam o cidadão que deseja iniciar um negócio”, conta.  

Segundo Iomar, um fator relevante dentro do cenário empreendedor da cidade é a juventude. Para ele a questão de inovação está estreitamente ligada à mentalidade jovem, que pode encontrar soluções e apresentar os produtos de maneira mais qualificada. “Hoje as conexões estão bem rápidas e os mais jovens sabem tirar proveito. Vitória tem essa turma e eles compartilham informações, realizam discussões e sabem onde e como cultivar o que eles têm em mãos”, finaliza Iomar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira Mais Conteúdos

UMA HISTÓRIA DE 10 EDIÇÕES

CASE 2023 vai acontecer no Transamerica Expo Center na cidade de São Paulo. E, apesar de ser realizado na capital brasileira da inovação, o CASE é para o Brasil todo! É por isso que agora o nome do nosso evento é CASE SP.  O nome também é um vislumbre do que pode acontecer no futuro, em que outras cidades do nosso país podem receber um evento da mesma magnitude