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Como implementar o Social Selling na sua Startup?

Sim, é verdade que as startups estão nas redes sociais para criar relacionamentos com o seu público. Mas, você sabia que a social media também serve para vender?

No mundo B2B, as pessoas estão dispostas a conhecer soluções que resolvam problemas da sua rotina de trabalho. Então, os vendedores precisam estar no lugar certo e na hora certa para interagir com elas, concorda?

Quer saber do que se trata o Social Selling, qual é a sua importância e como implementar na sua startup? É só continuar a leitura!

O que é Social Selling?

De modo geral, o Social Selling é o processo de prospectar potenciais clientes e se relacionar com eles nas redes sociais visando gerar vendas. Não podemos confundir com social marketing, já que se refere ao contato um para um  entre vendedores e prospects.

Em vez de usar uma abordagem direta e invasiva, os vendedores buscam o consumidor com o perfil de cliente da empresa e se aproximam dele para ganhar sua confiança.

Os profissionais curtem as postagens, interagem em grupos e oferecem conteúdos de valor para construir sua credibilidade no longo prazo, sem pressa para fechar vendas.

De acordo com o LinkedIn, 62% dos compradores B2B respondem a vendedores que se conectam com percepções e oportunidades relevantes

Por que o Social Selling é tão importante?

As startups entenderam a importância das redes sociais no cotidiano de diversos consumidores, modificando profundamente o comportamentos de compra.

Nesse novo cenário, o papel do time comercial e quem trabalha com marketing evoluiu, onde o setor de marketing deve criar conteúdos com valor agregado e acompanhar o consumidor ao longo de toda a jornada de compra.

Por outro lado, o vendedor deve divulgar esses conteúdos nas redes sociais, de forma a atrair potenciais clientes.

Além disso, as equipes comerciais, ao divulgar amplamente os conteúdos, contribuem para aumentar a visibilidade da startup.

Justamente devido a essas evoluções do marketing e da área de vendas fomos conduzidos à emergência do Social Selling, uma metodologia de prospecção um para um, tornando necessário conhecer seu público-alvo e seus comportamentos de compra.

O Social Selling permite maximizar as vendas online da sua startup graças à otimização de sua presença nas redes sociais, e por esse motivo se tornou uma das técnicas de vendas mais eficazes.

Quais passos seguir para aplicar o Social Selling na sua startup?

Agora que você já sabe do que se trata o Social Selling e qual é sua importância, chegou o momento de ver como implementá-lo na sua startup. Acompanhe!

Otimize seus perfis para Social Selling

Resumidamente, você deve otimizar seu perfil para possibilitar que seus prospects compreendam rapidamente o que sua startup tem a oferecer.

Veja alguns pontos essenciais para criar um perfil otimizado para o Social Selling:

  • no lugar da foto de perfil colocar o logotipo da startup;
  • uma descrição que leve a entrar em contato;
  • uma experiência que traduz seus resultados.

Identifique os prospects qualificados 

Para fazer o Social Selling eficaz, você precisa ter uma ideia bem precisa de quem é seu prospect ideal para saber onde procurá-lo e o que fazer.

Aqui, vale a pena trabalhar sua persona antes de iniciar uma ação de Social Selling.

Após ter definido quem é seu prospect ideal, você pode então partir para sua busca nas redes sociais.

Crie conteúdos para responder às questões colocadas por seus prospects

É importante observar o percurso de decisão de seus clientes:

  • Quais são as primeiras perguntas que eles fazem ao pensar no seu produto?
  • Qual tipo de conteúdo vai permitir que eles sigam em frente?

Logo, é necessário estar presente ao longo de toda a cadeia de decisão, com um bom conteúdo.

Se você deseja usar o Social Selling, deve fazê-lo corretamente. Isso significa oferecer informações preciosas aos bons prospects, no momento certo.

Divulgue e promova seu conteúdo

Atualmente, toda e qualquer plataforma social quer que você pague para dar visibilidade aos conteúdos da sua startup.

Ao mesmo tempo, esse investimento dá visibilidade aos seus conteúdos para quem pode interessar, ou seja, o público-alvo é preciso.

Uma vez que seu conteúdo é promovido, os usuários vão começar a reagir com comentários, likes e compartilhamentos.

Esse é o momento onde você deve estar presente, já que uma das chaves do Social Selling é estar presente regularmente nas redes sociais.
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