A cada reunião ou encontro com empreendedores de diversos segmentos, sempre recebo duas perguntas: como devo me posicionar? E como faço para gerar valor para minha marca?
A verdade é que não há uma fórmula mágica, ou equação matemática. Mas há caminhos que ajudam a construir esse valor que uma marca deseja ter. E o início desse caminho é o posicionamento.
O posicionamento é o seu DNA. É aquilo que há de mais interno na sua marca. A razão dela existir, a resposta para a pergunta: “por que fazemos isso?”. Se essa resposta estiver clara, ótimo, você tem um posicionamento e um caminho a seguir.
Você já se perguntou como sua marca é percebida pelos seus clientes? Como diria o fundador da Amazon, Jeff Bezos, “marca é o que as pessoas dizem sobre você quando você não está na sala”.
Seu DNA e seu posicionamento são a fortaleza de sua marca. Nada vai abalar. É sua raiz, sua essência
Já defini meu posicionamento, e agora? Como gero valor de Marca?
Com o posicionamento afirmado, é a hora de pensar no que oferecemos. E como oferecemos. Os diferenciais não estão mais no que a empresa faz, mas sim no que ela proporciona ao cliente – a experiência. Isso significa se preocupar com as pessoas e seus desejos. A experiência está em todos os pontos de contato da marca gerando experiência e envolvendo o usuário. Consumir é uma decisão emocional.
A experiência oferecida precisa estar alinhada com o DNA e os objetivos da empresa. Não adianta listar 20 adjetivos que resumem a empresa se todos eles são palavras aleatórias como qualidade, tecnologia, etc. Uma marca deve delimitar, priorizar e organizar com precisão as diretrizes estratégicas.
Com tudo alinhado, é o momento de trazer esse discurso para dentro da empresa. A preocupação com a percepção interna é tão importante quanto a externa, pois as ações estratégicas de uma marca são feitas pela equipe, para depois atingir o público-alvo. Branding parte da raiz. Assim, funcionários engajados potencializam as chances de sucesso.
Experiência e engajamento são palavras-chave. Mais do que por seus produtos ou serviços, hoje uma marca se destaca e é lembrada pelo conjunto de percepções tangíveis e intangíveis que oferece. A mente das pessoas é seletiva e, para atrair sua atenção, é preciso despertar essas sensações para gerar valor de marca.
Tudo tem um porquê. Conhece o Golden Circle?
Uma das metodologias que gosto de aplicar e que mais acredito no momento de gerar valor para a marca é o Golden Circle. Nele, destacamos três pontos fundamentais para qualquer empresa entender seu propósito.
- Por que fazemos?
- Como fazemos?
- O que fazemos?
Muitas empresas sabem o que fazem e como fazem. Mas e o motivo disso? Qual o propósito? Qual razão norteia sua produção? Por isso sempre começo a dinâmica pelo motivo de você fazer o que faz. Lembre-se: as pessoas não compram o que você faz, elas compram o porquê você faz!
Lembra de exemplos de marcas que conseguem transmitir esse propósito? Quer trocar ideias? Converse comigo aqui nos comentários ou por e-mail (helio@newgrowing.com).