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Como fazer uma gestão em startups de forma assertiva?

Startups são modelos de negócio baseados na inovação e na escalabilidade, certo? Uber, Spotify, Natflix, AirBnb e Facebook são alguns dos exemplos que deram muito certo e que hoje tem um valor de mercado avaliado em bilhões de dólares.

No entanto, muitas startups não conseguem seguir esse mesmo caminho. De acordo com pesquisa da Fundação Dom Cabral, no Brasil, cerca de 25% das startups não completam o primeiro ano de vida e 50% não passam do quarto ano de existência.

Um dos principais motivos para essa realidade é a gestão pouco qualificada, afinal, o sucesso de uma startup está intimamente ligado à maneira com que seus gestores a conduzem.

Por esse motivo, preparamos um artigo com oito dicas essenciais de como realizar uma boa gestão em startups. Acomode-se e aproveite o conteúdo! 

Estruture um plano de negócios

Vamos a primeira dica: elabore um plano de negócios bem detalhado para ter uma boa gestão em startups.

Esse plano é o que definirá as estratégias de negócio, as projeções de gastos, faturamentos e lucros, os objetivos e uma série de outros pontos-chave.

Uma ferramenta muito utilizada para atender a essa finalidade é o Business Model Canvas. Trata-se de um quadro que contempla os nove aspectos essenciais de um negócio:

  1. propostas de valor;
  2. segmentos de clientes;
  3. relacionamento com consumidores;
  4. canais;
  5. atividades-chave;
  6. recursos-chave;
  7. principais parceiros;
  8. estrutura de custos;
  9. fluxos de receita.

Com o Canvas, é possível visualizar o seu plano de negócios com mais clareza. Além disso, a sua construção é bem ágil, algo essencial para startups que buscam agilidade em seus processos.

Mantenha a equipe organizada

Saber organizar a força de trabalho que se tem disponível também é fundamental para uma boa gestão em startups, certo?

Nesse sentido, é importante conhecer bem seus colaboradores e alocá-los em tarefas compatíveis às suas habilidades. Também se certifique de que todos estão plenamente cientes das metas individuais e coletivas.

Estabeleça bem os processos 

Sem processos bem definidos, dificilmente será possível promover uma gestão de qualidade, já fica o alerta!

É preciso que todas as etapas de seus processos estejam claras para as equipes. Desse modo, será possível garantir maior fluidez e agilidade aos fluxos de trabalho.

Para isso, o ideal é que seja feito um mapeamento detalhado dos processos, aqui vale até usar um fluxograma para isso. Em seguida, deve-se compartilhar o diagrama com toda a empresa, não se esqueça! 

Além disso , também é fundamental que se armazene de alguma forma esse documento. Assim, o mapeamento poderá ser usado para treinar novos colaboradores e consultado sempre que necessário.

Preserve as contas sob controle

A gestão financeira de startups também é algo que deve ser realizado com muito controle e cuidado. Por isso, monitore os indicadores financeiros com regularidade, como nível de endividamento, retorno sobre investimento (ROI) e faturamento.

A má gestão financeira de startups é o que costuma levar muitos negócios à falência. Portanto, identifique e estanque gargalos, evite desperdícios e saiba estabelecer prioridades na hora de decidir onde alocar os recursos financeiros.

Seja transparente 

A comunicação é a chave para uma gestão de qualidade. Quanto mais transparente a organização for com os seus colaboradores em relação a metas, objetivos, tarefas, rotinas e expectativas, melhores serão os seus resultados.

Além disso, uma comunicação transparente e eficaz incentiva o engajamento das equipes e o trabalho colaborativo, o que pode evitar falhas de execução e retrabalhos.

Utilize ferramentas tecnológicas 

A tecnologia pode e deve ser uma grande aliada da gestão em startups. Há diversas ferramentas com grande potencial de se tornarem indispensáveis para a sua organização.

O Google Drive, por exemplo, é um excelente espaço para criação de documentos, planilhas e apresentações. Além disso, permite o armazenamento de arquivos na nuvem e o compartilhamento dos mesmos.

Construa uma cultura de inovação e feedbacks

A construção de uma cultura horizontal e fundamentada na inovação e no feedback é fundamental para uma gestão em startups.

A integração dessas características na cultura organizacional consegue contribuir de maneira direta para o crescimento ágil e exponencial da empresa.

Dessa forma, procure estimular a inclusão destas medidas no dia a dia equipe:

  • horizontalidade: incentive que todo o time compartilhe ideias que podem ajudar o negócio a crescer, independentemente do cargo;
  • inovação: inclua a experimentação na rotina e teste as ideias que demonstram a possibilidade de trazer bons resultados;
  • feedbacks: promova retornos regulares sobre o desempenho profissional da equipe. Isso contribui para o crescimento dos profissionais e para a melhoria dos processos.

Invista em análise de dados

Não tem mais para onde fugir, nós vivemos em um momento em que a quantidade de dados compartilhados é imensa. Porém, muitas startups não têm noção do quão valioso isso pode ser para a tomada de decisões ou não sabem como realizar análises de qualidade.

Diante disso, é fundamental que a gestão valorize e invista no gerenciamento e análise de dados. Em geral, essa é uma das grandes vantagens competitivas que as startups têm frente às companhias tradicionais.

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