fbpx

+1 9093183240

contato@abstartups.com.br

Atração de novos voluntários em comunidades de startups

comunidade-de-startups

A chegada de novos voluntários em comunidades de startups é importante para manter o trabalho a longo prazo. Como as pessoas líderes são voluntárias e tendem a ter uma jornada finita na comunidade, é necessário preocupar-se com novos membros. Quando uma comunidade não tem um fluxo de entrada e mantém sempre o mesmo grupo de pessoas na liderança, provavelmente enfrentará dificuldades em diversos aspectos.

Primeiramente, o desenvolvimento da comunidade será muito mais lento, podendo até voltar a um nível de maturidade anterior ao que já alcançou. A não renovação dos voluntários e dos líderes também afetará na recorrência de ações e eventos, no relacionamento com os atores do ecossistema, na construção de um histórico da comunidade, no treinamento e passagem de conhecimento sobre as responsabilidades e habilidades que os voluntários precisam. Dessa forma, o próprio ecossistema local seria impactado por não ter mais tanta efetividade da comunidade que deveria conectar os atores e atuar nos pilares que precisam de suporte para se desenvolverem. 

Para evitar esse cenário, é possível construir estratégias de atração de novos voluntários. O primeiro passo é a comunidade esclarecer o seu propósito e alinhar qual o perfil de voluntário que está buscando. Para isso, é essencial conversar com os empreendedores locais para conhecer o perfil de founder daquela região, quais as suas dores, motivações e características. Afinal, se todo o trabalho e esforço das comunidades é para desenvolver o ecossistema de startups local, elas precisam ser constituídas também pelos founders dessas startups. A partir disso, será mais fácil entender o que a comunidade precisa ter e fazer para que essas pessoas queiram fazer parte.

Para atrair novos voluntários, as comunidades precisam ser atraentes. Isso significa que é preciso avaliar se hoje as ações, eventos e articulações da comunidade estão entregando valor para os empreendedores, resolvendo suas dores e cumprindo com o objetivo de desenvolver as startups. Às vezes aquele evento legal e bem organizado não está entregando valor real. Outras vezes, algumas articulações entre a comunidade e outros atores serão mais relevantes do que planejar outro evento. É o mesmo mindset empreendedor de resolver um problema real: conhecer as dores dos founders, criar hipóteses de como poderão ajudar a resolver o problema, fazer um teste para ver se a ideia soluciona a dor, avaliar o resultado e, caso necessário, usar os aprendizados para repensar novas estratégias.

Além de ser atrativa, a comunidade precisa ser vista. Ela precisa estar presente onde os empreendedores possam saber da sua existência e do que ela faz, além de comunicar quais as vantagens de se voluntariar e como fazer isso. Pensando nisso, as comunidades devem usar os eventos para se fazerem presentes e mostrarem seus líderes como organizadores de uma ação que está gerando impacto. As redes sociais também são aliadas para mostrar o que está acontecendo na comunidade, divulgar ações e compartilhar boas práticas. Além disso, os voluntários devem ser embaixadores, vestir a camisa da comunidade e falar sobre ela.

Se a comunidade sempre tiver um canal de entrada aberto para novos voluntários, é possível fazer planejamentos a longo prazo, manter recorrência das ações, fazer passagem de bastão e criar uma boa estrutura para a longevidade da comunidade.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira Mais Conteúdos

UMA HISTÓRIA DE 10 EDIÇÕES

CASE 2023 vai acontecer no Transamerica Expo Center na cidade de São Paulo. E, apesar de ser realizado na capital brasileira da inovação, o CASE é para o Brasil todo! É por isso que agora o nome do nosso evento é CASE SP.  O nome também é um vislumbre do que pode acontecer no futuro, em que outras cidades do nosso país podem receber um evento da mesma magnitude