“Olha essa matéria aqui! Saiu meu concorrente e eu não! Poxa, fiquei chateado”. Sim! Esse tipo de reclamação é constante em 100% das assessorias de imprensa no Brasil. O outro ponto é: o que fazer (e como agir) quando você vê seu concorrente em algumas matérias em que você não foi sequer citado?
Para responder essa questão, proponho outras:
– Você e seu concorrente têm o mesmo tamanho de mercado?
– Seu concorrente tem atuação nacional. E você?
– Ele abre número de negócios que são relevantes para a imprensa. Você está disposto a abrir também?
– Tem como entrar em matéria onde o foco é o lançamento do seu concorrente?
– Às vezes, o concorrente diz coisas que não são verdadeiras. Quem controla isso?
– Seus cases têm a mesma dimensão dos cases dele?
Essas são só algumas perguntas para se fazer antes de reclamar de matérias onde seu concorrente foi citado e você não. Além disso, vale sempre lembrar que o jornalista recebe milhares de sugestões por dia, portanto não dá para estar em todas.
Outro ponto importante: caso você tenha sido fonte recente, dificilmente será citado logo em seguida no mesmo veículo (mesmo que sua entrevista fizesse sentido). O que vale aqui é encontrar um ponto de equilíbrio e procurar, em parceria com sua equipe de assessoria de imprensa, ganchos que possam ser interessantes para colocar uma startup na mídia, de maneira inteligente e estratégica.