Quando seu concorrente está na mídia… o que fazer?

“Olha essa matéria aqui! Saiu meu concorrente e eu não! Poxa, fiquei chateado”. Sim! Esse tipo de reclamação é constante em 100% das assessorias de imprensa no Brasil. O outro ponto é: o que fazer (e como agir) quando você vê seu concorrente em algumas matérias em que você não foi sequer citado?

Para responder essa questão, proponho outras:

– Você e seu concorrente têm o mesmo tamanho de mercado?

– Seu concorrente tem atuação nacional. E você?

– Ele abre número de negócios que são relevantes para a imprensa. Você está disposto a abrir também?

– Tem como entrar em matéria onde o foco é o lançamento do seu concorrente?

– Às vezes, o concorrente diz coisas que não são verdadeiras. Quem controla isso?

– Seus cases têm a mesma dimensão dos cases dele?

Essas são só algumas perguntas para se fazer antes de reclamar de matérias onde seu concorrente foi citado e você não. Além disso, vale sempre lembrar que o jornalista recebe milhares de sugestões por dia, portanto não dá para estar em todas.

Outro ponto importante: caso você tenha sido fonte recente, dificilmente será citado logo em seguida no mesmo veículo (mesmo que sua entrevista fizesse sentido). O que vale aqui é encontrar um ponto de equilíbrio e procurar, em parceria com sua equipe de assessoria de imprensa, ganchos que possam ser interessantes para colocar uma startup na mídia, de maneira inteligente e estratégica.

About the Author:

Bruno Pinheiro
Com 13 anos de experiência em assessoria de imprensa, Bruno já trabalhou no atendimento de contas como BuscaPé, Fox, VivaReal, Qranio, EasyTaxi, boo-box, Samba Tech e Evernote. Já participou de grandes anúncios no mercado brasileiro e conduziu o lançamento de mais de 100 startups nos últimos 6 anos. Bruno Pinheiro é fundador da PiaR Comunicação, assessoria de imprensa de 35 startups no Brasil.