O papel essencial de uma assessoria de imprensa é fazer com que sua empresa esteja inserida nas mídias mais estratégicas para o seu negócio, mas para isso ela precisa entender como o seu público-alvo consome as informações e, assim, chegar de forma assertiva até ele. E você, como interface, também precisa entender muito bem todo esse processo. Às vezes, sair em grandes veículos de massa pode não trazer o resultado esperado e isso pode tornar a publicação não tão efetiva quanto poderia ser, gerando frustração.
Vamos pensar em alguns pontos específicos de publicação que você precisa estar atento e exigir que sua assessoria também esteja:
1- Compreenda como seu público alvo consome informação: Você sabe quem é o seu público? Suas características, preferências e comportamento? Então é hora de descobrir. Como fazer isso? Simples: faça um exercício: quais veículos falam sobre os assuntos que me interessam? Quem são os influenciadores? Quando eu me coloco no lugar do meu consumidor, fica mais fácil entender como ele pensa e isso faz com que eu consiga chegar até ele mais facilmente.
2- Veículos especializados podem ser mais eficientes: sair em grandes veículos de massa é sempre muito bom por conta da visibilidade do seu negócio, mas quando pensamos em assertividade, será que eles realmente atendem à demanda que você deseja? Algumas vezes, os veículos de nicho são muito mais efetivos, pois atingem um público seletivo, que realmente tem interesse no assunto.
3- Jornalistas especializados: jornalistas que cobrem um mercado específico tendem a prestar mais atenção nos detalhes de sua operação, o que é positivo para mostrar os diferenciais de sua startup. Dentro das estratégias criadas para atingir seu público alvo, lembre-se sempre de valorizar esses profissionais e os veículos que eles trabalham. Pode ser muito mais vantajoso para sua empresa.
A melhor dica para explorar o nicho escolhido é entender exatamente o que o é seu público-alvo espera e a partir daí, tentar alcança-los por meio das inserções na mídia. Para isso, conte com um planejamento estratégico de sua assessoria de imprensa e acompanhe todos os passos propostos. Essa aproximação fará total diferença e por mais específico que seja o seu nicho, vocês juntos conseguirão desenvolver um planejamento mais assertivo e, com o maior número de elementos que são de seu interesse.
2 Comments