Não só durante o mês de março. Independentemente do seu gênero. Lute todos os dias para equidade de gênero porque diversidade é sinônimo de crescimento econômico para todos. Apoie mulheres empreendedoras!
O dia 8 de março marca um importante momento da luta feminina, e por conta disso, durante todo o mês costuma-se levantar pautas e discussões sobre a representatividade feminina na sociedade, e especialmente, no mercado de trabalho. Afinal, essa é uma discussão extremamente necessária, e nesse artigo vou te contar um pouco do porque, você deve se comprometer com essa causa.
Só no Brasil, ainda que as mulheres representem mais de 50% da população do país, as proporções de gênero caem drasticamente quando olhamos dados como empregabilidade, mercado de trabalho, salários e isso se reflete também dentro do nosso ecossistema empreendedor.
Segundo o Business Report (IBR), no Brasil o índice de mulheres em cargos de CEO e diretoras executivas é de apenas 15%. No ecossistema de startups tem atualmente uma participação feminina de 16%, contra 84% masculina, segundo dados mapeados pelo Startupbase.
Ainda que nosso ecossistema tenha evoluído (acredite, já tivemos números bem piores), não estamos em um cenário ideal de equidade de gênero – e repare que falei equidade, não igualdade.
Essas duas palavras, embora usadas no discurso de diversidade, têm significados distintos. A ideia de igualdade, ainda que indique uma boa intenção, na prática parte da ideia de que devemos tratar todos iguais e com oportunidades iguais, mas tem um problema: não somos todos iguais.
A equidade, por sua vez, propõe a busca pela diversidade e da equiparação das pessoas e gêneros, de acordo com as suas necessidades. Assim, estamos de fato, promovendo a diversidade e não só um discurso.
A participação feminina no empreendedorismo
O primeiro passo para entender a representatividade das mulheres no ecossistema é avaliar os números! Informação é fundamental para entendermos qual é o nosso ponto de partida e como podemos transformar essa realidade.
Ainda que não temos muitos dados e estudos além de cargos de liderança das mulheres, separei aqui dentro da Abstartups, como anda a participação feminina e se elas estão de fato, ocupando lugar no ecossistema.
Nos espaços que a Abstartups ocupa diretamente com seu trabalho, temos como premissa considerar o trabalho de mulheres e incentivar que elas estejam nos eventos de fomento ao empreendedor – desde formação como ouvinte, como curadora de conteúdos e nos palcos, como palestrante para compartilhar suas experiências e vivências.
No Startup On, por exemplo, evento itinerante para fomento de startups em fase inicial que rodou só no ano de 2019 por mais de 39 cidades, tivemos 36% do público feminino. Esse número foi um pouco maior na organização, com 43% de mulheres e 37% de mulheres estiveram no palco dos eventos.
O FALCOM (Fórum Abstartups de Líderes de Comunidade) reuniu líderes de todas as regiões do Brasil para compartilhar aprendizado e experiências. Nele, 49% dos participantes eram mulheres e no palco, 50% dos palestrantes eram mulheres.
Comparando esses números, hoje no CUBO, o maior hub de inovação da América Latina, 25% das startups residentes tem founder mulheres. No time de operações da Abstartups, somos 53,8%. Mas precisamos lutar por mais! Quando falamos de comunidades emergentes, o número de founder mulheres já cai drasticamente para 9% e em apenas 6% das startups com mais de um fundador, há equidade de gênero.
Como podemos mudar essa realidade?
Segundo o Fórum Econômico Mundial 2020, o Brasil está em 92º lugar entre 153 países no ranking da desigualdade de gênero e a taxa de desemprego entre mulheres é 37% maior. Ao mesmo tempo que, pesquisas como a da McKinsey apontam que empresas com mulheres na liderança tem 21% mais chances de ter um desempenho acima da média. Ou seja, há uma disparidade que precisa ser sanada, e você pode contribuir para isso, independente do gênero. Como? Colabore com iniciativas de fomento para mulheres, inclua diversidade em sua cultura – empregue mulheres, dê espaço e voz para que compartilhem suas experiências e visão.
→ Acompanhe iniciativas femininas
No nosso ecossistema, temos vários exemplos de programas, eventos e iniciativas voltadas para conectar a comunidade de mulheres, apoiar seu desenvolvimento e formação em áreas de tecnologia, investimentos e carreira. Procure a comunidade da sua região, e conecte-se com iniciativas, como essas:
Programa Women Will / Google for Startups
Cresça com o Google – Women will é um programa de capacitação para o desenvolvimento pessoal e profissional das mulheres. Seja para encontrar novas oportunidades de emprego, mudar de carreira ou abrir seu negócio.
PrograMaria
Empodera mulheres através da tecnologia diminuindo para a disparidade de gênero no mercado de trabalho. Cursos, artigos e eventos de empoderamento feminino na tecnologia.
B2Mamy Aceleradora
Capacitação e conexão de mães no ecossistema de inovação e tecnologia para que sejam líderes e livre economicamente,
→ Inspire-se em mulheres empreendedoras
→ Contrate mulheres
Faça a diferença!
Fazer a diferença vai além de palavras, é preciso atitude! Questione-se, procure informação e construa um futuro e uma economia melhor e mais justa. Se você é uma mulhere empreendedora, junte-se a comunidade Abstartups! Faça o cadastro da sua startup em nossa base de dados (aqui), associe-se e responda nossas pesquisas e mapeamentos (como a Radiografia 2020 aqui) e contribua com sua voz para o ecossistema.