fbpx

+1 9093183240

contato@abstartups.com.br

6 dicas para administrar sua startup

Administrar uma startup de forma eficiente requer alguns cuidados. Não basta contar com a sorte: para sobreviver no mercado, é extremamente importante que o empreendedor tenha capacidade para gerir o projeto e bom conhecimento para tomar decisões certas a cada desafio.

Nesse post, daremos 6 dicas de como se sair bem na vida de empreendedor e ter uma startup próspera, lucrativa e de grande impacto.

Acompanhe o texto e tenha mais chances de sucesso!

1. Aprimore seus conhecimentos para administrar uma startup

O mundo dos negócios muitas vezes é cruel para os empreendedores que não estão preparados. Capacite-se através de boas faculdades e cursos de pós-graduação.

Se o tempo for curto para isso, uma dica é participar de palestras, workshops e eventos sobre empreendedorismo. Nessas ocasiões, o empreendedor consegue adquirir grande aprendizado e fazer um bom networking.

2. Procure ajuda especializada no assunto

Mesmo com bastante conhecimento, administrar uma startup é uma tarefa difícil. Busque ajuda especializada e, sempre que necessário, avalie a possibilidade de terceirizar alguns serviços.

Lembre-se que o caráter centralizador não é saudável para uma startup inovadora. Boas ideias vêm mais facilmente quando várias cabeças pensam junto.

3. Mantenha uma boa comunicação entre os membros da equipe

Saber o que todos os membros da equipe estão executando e alinhar os objetivos é fundamental para o sucesso da sua startup.

Dê bastante atenção para a comunicação entre os membros. Quando a conversa presencial não for possível, marque uma reunião online através de recursos tecnológicos como o Google Hangouts, o Skype ou o Slack.

Se nada disso for viável, você pode recorrer ao envio de e-mails. Outra sugestão bacana são as redes sociais corporativas. Esses software dão à comunicação interna o mesmo dinamismo das redes sociais.

Todas essas ferramentas podem servir para aproximar a sua equipe e melhorar o diálogo entre todos.

       VEJA TAMBÉM FERRAMENTAS DE GESTÃO COM DESCONTO PARA ASSOCIADOS 

4. Use um bom CRM

CRM (Customer Relationship Management) é uma ferramenta que possibilita personalizar o atendimento de seus clientes por meio de informações detalhadas sobre eles.

Procure mesclar CRM com estratégias de inbound marketing (marketing digital) para atrair novos visitantes para o seu site ou blog, convertê-los através do funil de vendas e fidelizá-los com o uso da plataforma de CRM.

Uma boa estratégia poderá ser a chave para escalar sua startup de maneira sustentável.

5. Tenha um bom plano de negócios

Ter um bom plano de negócios é imprescindível para conhecer o seu mercado e traçar metas e objetivos. O fluxo de caixa também é um tópico fundamental do plano de negócio, pois é ele que aponta as entradas e saídas de recursos e sua startup.

Lembre-se, porém, que o plano de negócios está sujeito a ajustes, de acordo com a melhor estratégia e com as mudanças de mercado. Revise-o sempre que necessário para acompanhar se sua startup está alcançando os resultados estabelecidos.

6. Mantenha-se motivado

O caminho até o sucesso é cheio de incertezas e fracassos. Situações que geram ansiedade, desânimo e tristeza. Não se deixe abater. A chave para alcançar os objetivos está na persistência e na automotivação.

A cada tropeço, avalie os erros e tente extrair o máximo de aprendizado deles. Com o tempo, você vai perceber que os erros ajudaram a fazer de você um empreendedor melhor e o deixaram pronto para novos desafios. Agora, com mais conhecimento!

Ser seu próprio chefe não é fácil. A jornada requer muito esforço e perseverança. Imagine sua empresa num futuro de sucesso e corra atrás essa visão!

Gostou deste artigo com dicas valiosas sobre como administrar uma startup? Então, inscreva-se na newsletter no rodapé e receba mais artigos da ABStartups!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira Mais Conteúdos

UMA HISTÓRIA DE 10 EDIÇÕES

CASE 2023 vai acontecer no Transamerica Expo Center na cidade de São Paulo. E, apesar de ser realizado na capital brasileira da inovação, o CASE é para o Brasil todo! É por isso que agora o nome do nosso evento é CASE SP.  O nome também é um vislumbre do que pode acontecer no futuro, em que outras cidades do nosso país podem receber um evento da mesma magnitude