Administrar uma startup de forma eficiente requer alguns cuidados. Não basta contar com a sorte: para sobreviver no mercado, é extremamente importante que o empreendedor tenha capacidade para gerir o projeto e bom conhecimento para tomar decisões certas a cada desafio.
Nesse post, daremos 6 dicas de como se sair bem na vida de empreendedor e ter uma startup próspera, lucrativa e de grande impacto.
Acompanhe o texto e tenha mais chances de sucesso!
1. Aprimore seus conhecimentos para administrar uma startup
O mundo dos negócios muitas vezes é cruel para os empreendedores que não estão preparados. Capacite-se através de boas faculdades e cursos de pós-graduação.
Se o tempo for curto para isso, uma dica é participar de palestras, workshops e eventos sobre empreendedorismo. Nessas ocasiões, o empreendedor consegue adquirir grande aprendizado e fazer um bom networking.
2. Procure ajuda especializada no assunto
Mesmo com bastante conhecimento, administrar uma startup é uma tarefa difícil. Busque ajuda especializada e, sempre que necessário, avalie a possibilidade de terceirizar alguns serviços.
Lembre-se que o caráter centralizador não é saudável para uma startup inovadora. Boas ideias vêm mais facilmente quando várias cabeças pensam junto.
3. Mantenha uma boa comunicação entre os membros da equipe
Saber o que todos os membros da equipe estão executando e alinhar os objetivos é fundamental para o sucesso da sua startup.
Dê bastante atenção para a comunicação entre os membros. Quando a conversa presencial não for possível, marque uma reunião online através de recursos tecnológicos como o Google Hangouts, o Skype ou o Slack.
Se nada disso for viável, você pode recorrer ao envio de e-mails. Outra sugestão bacana são as redes sociais corporativas. Esses software dão à comunicação interna o mesmo dinamismo das redes sociais.
Todas essas ferramentas podem servir para aproximar a sua equipe e melhorar o diálogo entre todos.
VEJA TAMBÉM FERRAMENTAS DE GESTÃO COM DESCONTO PARA ASSOCIADOS
4. Use um bom CRM
CRM (Customer Relationship Management) é uma ferramenta que possibilita personalizar o atendimento de seus clientes por meio de informações detalhadas sobre eles.
Procure mesclar CRM com estratégias de inbound marketing (marketing digital) para atrair novos visitantes para o seu site ou blog, convertê-los através do funil de vendas e fidelizá-los com o uso da plataforma de CRM.
Uma boa estratégia poderá ser a chave para escalar sua startup de maneira sustentável.
5. Tenha um bom plano de negócios
Ter um bom plano de negócios é imprescindível para conhecer o seu mercado e traçar metas e objetivos. O fluxo de caixa também é um tópico fundamental do plano de negócio, pois é ele que aponta as entradas e saídas de recursos e sua startup.
Lembre-se, porém, que o plano de negócios está sujeito a ajustes, de acordo com a melhor estratégia e com as mudanças de mercado. Revise-o sempre que necessário para acompanhar se sua startup está alcançando os resultados estabelecidos.
6. Mantenha-se motivado
O caminho até o sucesso é cheio de incertezas e fracassos. Situações que geram ansiedade, desânimo e tristeza. Não se deixe abater. A chave para alcançar os objetivos está na persistência e na automotivação.
A cada tropeço, avalie os erros e tente extrair o máximo de aprendizado deles. Com o tempo, você vai perceber que os erros ajudaram a fazer de você um empreendedor melhor e o deixaram pronto para novos desafios. Agora, com mais conhecimento!
Ser seu próprio chefe não é fácil. A jornada requer muito esforço e perseverança. Imagine sua empresa num futuro de sucesso e corra atrás essa visão!
Gostou deste artigo com dicas valiosas sobre como administrar uma startup? Então, inscreva-se na newsletter no rodapé e receba mais artigos da ABStartups!