O crescimento de qualquer empresa está diretamente ligado ao atendimento ao cliente. Durante todas as fases de uma startup, é necessário pensar no aprimoramento das estratégias de atendimento ao cliente como um pilar fundamental para a construção de um sucesso duradouro.
Uma forte presença digital, atendimento humanizado, inteligência artificial – esses são alguns dos temas que devem permanecer em alta quando falamos de suporte ao consumidor.
Por isso, junto com a Zendesk, líder global no setor de softwares de atendimento ao cliente, reunimos algumas das principais tendências de atendimento ao cliente para os próximos anos.
O presente e o futuro são digitais
O comportamento do consumidor mudou bastante nos últimos anos, migrando cada vez mais para o digital, os clientes atualmente priorizam sempre as soluções online. Isso vale para tudo, desde a procura por um produto ou serviço até o pós venda.
E, já que os millennials e geração Z não fazem lidações telefônicas, é claro que, quando eles precisam de algum suporte, busquem por soluções digitais. A tendência é que você precise direcionar sua verba de CX para o atendimento virtual.
Atendimento ao cliente personalizado
Há poucos anos soluções simples no online, como chatbots com poucas respostas padrão, eram suficientes. Hoje, o cenário é diferente. Os clientes buscam suporte humanizado.
Mas calma, isso não significa que o seu cliente esteja esperando ser sempre atendido por um humano, mas sim que as suas dores e questionamentos específicos sejam resolvidos, sem travas ocasionadas por uma programação limitada de respostas.
Inteligência artificial como aliada ao atendimento ao cliente
A tendência é que os consumidores confiem cada vez mais na inteligência artificial. Segundo o CX Trends 2023, uma pesquisa realizada pela Zendesk, mostrou esses dados sobre a relação entre consumidores e IAs:
- 73% esperam mais interações com a IA no dia a dia.
- 74% acreditam que a IA melhorará a eficiência do atendimento ao cliente.
- 75% ainda imaginam que a deve ser capaz o mesmo nível de serviço que os agentes humanos.
Cabe a você, como empreendedor, acompanhar as tendências e evoluções da Inteligência Artificial e analisar a melhor forma de incorporar essa tendência de atendimento ao cliente na sua empresa sem prejudicar o fluxo de caixa. Mas já é bom se preparar, os recursos disponibilizados pela inteligência artificial serão cada vez mais buscados pelos clientes e será necessário tratar isso como prioridade.
O autoatendimento ainda em alta
Quando falamos de personalização de atendimento ao cliente, também é importante lembrar que os clientes buscam soluções de suporte nos mais variados momentos, é por isso que o autoatendimento veio para ficar.
Com soluções como um chatbot, é possível oferecer soluções 24hrs e responder as dúvidas mais frequentes sem demandar de capital humano. E isso é muito positivo porque o tempo de resposta é extremamente importante para a satisfação do cliente.
E como falamos lá em cima é possível oferecer um suporte humanizado utilizando chatbots. Com os chatbots de IA da Zendesk, você consegue fazer mais pelo seu cliente sem aumentar o número de funcionários. Com recursos viabilizados por inteligência artificial, você pode configurar chatbots para oferecer suporte até quando estiver desconectado, além de usar a IA para sugerir artigos da Central de Ajuda e responder a perguntas frequentes.
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Um futuro multiplataforma: Omnichanel
Atendimento ao cliente não é somente pós-venda. Todo o processo de compra de um consumidor configura a sua experiência com seu produto ou serviço.
Nesse aspecto, a tendência para os próximos anos é o Omnichannel, que realiza processos de atendimento pelos diversos canais digitais, mas sempre focando no cliente, deixando-o livre para ir e vir dentro desses canais durante a decisão de compra.
Help Desk
O Help Desk é um sistema essencial de suporte ao cliente. Ele centraliza a gestão de interações, auxilia no atendimento ágil e personalizado, e utiliza tecnologias como chatbots e análise de dados para otimizar a experiência do cliente.
Normalmente o Help Desk é gerenciado por meio de um software que organiza, registra e rastreia as demandas, tornando o processo muito mais rápido e prático.
Não esqueça dos dados
Medir a satisfação dos consumidores é importante para o desenvolvimento de toda empresa, mas com a diversidade de canais e modelos disponíveis, é muito importante ter uma cultura interna de análise de dados.
Por meio do Big Data, você será capaz de medir com exatidão a satisfação do cliente e definir os próximos passos para atingir seus objetivos.
Como levar a experiência dos seus clientes a um outro nível
O atendimento ao cliente deve ser um dos focos da sua empresa, afinal, o nível de exigência dos consumidores subiu muito nos últimos anos. Eles esperam cada vez mais atenção e dedicação na resolução de seus problemas e dúvidas.
Segundo a Zendesk, startups que investem desde cedo no sucesso de seus clientes têm uma vantagem competitiva muito grande, podendo crescer até 30% a mais que seus concorrentes. E sabendo desses dados, eles desenvolveram um Programa que permite com que a sua startup ofereça, desde o início, a melhor experiência para o seu cliente e com isso tenha mais chances de sucesso em sua jornada.
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