Para compreendermos de forma efetiva quais seriam as estratégias de marketing digital mais favoráveis ao crescimento de uma startup, primeiramente precisamos entender esse novo modelo de negócio que possui muitas particularidades.
Startup é uma empresa nova com modelo de negócios bem definido, de forma a contar com negócio repetível e escalável, atuando em um cenário de incertezas e com soluções a serem criadas. Para ser uma startup é preciso criar algo interessante e inovador.
Resumidamente podemos dizer que repetível é o ato de entregar o mesmo produto oferecido em quantidade ilimitada, já escalável significa crescer continuamente sem influenciar o modelo de negócios.
As startups estão mais presentes na internet, mas não necessariamente são empresas de tecnologia ou estão ligadas a esse meio. São mais vistas online devido ao baixo investimento para abertura de uma empresa, comparando com uma empresa tradicional, muitas surgem a partir do desenvolvimento de uma loja virtual.
Agora que conhecemos as principais características de uma startup podemos identificar quais as melhores estratégias de marketing para alavancar o negócio.
Principais estratégias de marketing digital
No cotidiano das empresas é necessário que algumas ações de marketing digital sejam realizadas corretamente para que seu negócio tenha visibilidade, proporcionando o esperado sucesso. Vamos conhecer alguns:
Definição de persona
Persona nada mais é que a reunião de vários dados a respeito de um público-alvo, organizados na forma de um planejamento para conquistar tais clientes. Segundo a definição de persona, quanto mais você conhece seus clientes, maiores são as chances da sua estratégia de marketing digital dar resultados.
Ao montar o perfil de seus possíveis clientes é interessante dar nome à persona, adicionando foto, desejos, itens que façam com que cada perfil seja idealizado como uma pessoa real.
Segmentação
Segmentar é separar cada público-alvo de acordo com seus interesses para que você os relacione com categorias de produtos e serviços de sua loja virtual. Entender o comportamento de cada consumidor, seus interesses e aspirações, ajuda na fidelização e também colabora para aumentar o índice de conversão.
Links patrocinados
O serviço de links patrocinados cresce a cada dia, pois ao adquirir e pagar por esse serviço, sempre que alguém fizer uma pesquisa na internet, seu site aparecerá como resposta aquela pesquisa, lembrando que precisa ter relação entre o que o internauta procura e o que você oferece.
Facebook em suas campanhas
O Facebook é a rede social mais utilizada para montar campanhas publicitárias, principalmente para startups, pois sempre trazem algo inovador. Você pode utilizar a rede social para tornar seu produto conhecido, além de trazer mais leads e vender, pois muitas transações são realizadas na própria plataforma.
Uma excelente sugestão é utilizar vídeos em suas campanhas por serem mais atrativos, transmitindo informações de forma eficaz, mais fácil para atingir o usuário final.
Inbound marketing
O Inbound Marketing é uma estratégia utilizada para chamar mais pessoas para seu produto, despertando o real interesse em sua marca. É muito utilizado para atrair leads bons e a persona tem uma função importantíssima para auxiliar no desenvolvimento de conteúdos assertivos e que chamem a atenção do usuário. Entender os anseios e desejos do seu lead na jornada de compra é fundamental para transformá-lo em venda.
Realizar testes
Por último, mas não menos importante realizar testes é fundamental e uma boa forma de obter um retorno real do mercado a respeito de seu produto. Isso auxilia a melhorar a qualidade dos acessos a seu blog ou site, aumentando a conversão de vendas.