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Porque um porta-voz deve estar preparado para falar com a imprensa a qualquer momento

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Em 2016 mais de 500 jornalistas foram demitidos de suas redações. Inúmeros veículos foram extintos e profissionais de comunicação passaram a acumular função. Na outra ponta, aumentou o número de assessores de imprensa. O resultado? Cresce o envio de releases e sugestões de pauta e o espaço na imprensa está cada vez mais disputado.

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Por causa de todos esses fatores os jornalistas andam com tempo escasso e, muitas vezes, pegam pautas “para ontem”. E sim, sua assessoria de imprensa vai fazer de tudo para que você não perca nenhuma boa oportunidade na mídia. Portanto, é essencial estar preparado para falar com a imprensa a qualquer momento.

Ok! Entendido. Mas como se preparar?

Primeiro: entenda BEM o que é, como funciona e onde sua startup quer chegar! Você é “o rosto” da empresa, portanto tem que ter na ponta da língua as informações institucionais e também as do mercado que você faz parte. Falar que vai verificar as informações e enviar depois, não cai bem para o porta-voz da empresa;

Segundo: números são sempre importantes, mas inventar ou inflacionar dados nunca é bom! Claro que jornalistas sempre adoram números que mostrem o tamanho da empresa, como faturamento, crescimento etc. Mas muda-los para que sua startup chame mais atenção pode ser um tiro no pé. Portanto, seja sempre sincero e transparente. Dessa forma o jornalista saberá que você é uma fonte confiável;

Terceiro: esteja disponível. Lembre-se que, se a imprensa topou te ouvir, ela considera sua opinião relevante para um assunto. Dessa forma, a sua assessoria de imprensa consegue ser ouvida sempre pelos jornalistas, afinal, eles sabem quem os assessorou da melhor maneira possível, né?

Tenha em mente que sua assessoria de imprensa precisa da sua ajuda para conseguir espaços relevantes na mídia. Essa “ajuda” é a sua correta preparação, seu estudo e conhecimento para ser “pego de surpresa” e corresponder às expectativas dos formadores de opinião.

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