Atualmente os modelos de negócios disruptivos são baseados em tecnologia e buscam transformar setores tradicionais da economia. Usando economias de escala e feedbacks positivos, é possível que as startups rapidamente obtenham tração e atinjam crescimento exponencial. Porém, um caminho necessário para este crescimento é a conquista de mercados internacionais.
Quais serão os motivadores para as startups encararem a aventura de lançar sua proposta de valor em um novo país? Aqui vão alguns:
- Contraponto ao desafio econômico local: o desemprego segue acentuado no Brasil, assim como as dificuldades econômicas. Novos mercados e mais vendas podem ser alcançadas mais facilmente em outras regiões
- Resiliência e inovação: a diversidade de profissionais com novos pontos de vista, experiências complementares e nacionalidades diferentes cria um ambiente mais propício para uma companhia se desenvolver em um cenário globalizado e, de quebra, trazer mais inovação para uma proposta de valor que atende o mundo
- Economia de escala e histórico: mais clientes, melhor retorno. E os acertos e erros passados facilitam a tomada de decisão em um novo cenário
- Facilidade de localização e demanda: a proposta de valor pode ser adaptada para um mercado semelhante que tem consumidores em potencial? Se for um conteúdo, como um game, talvez apenas tradução e suporte bastarão.
- Concorrência externa: não pensa em se internacionalizar? É provável que seu concorrente estrangeiro esteja estudando o seu mercado
- Concorrência interna: qual seria o esforço para uma startup lançar uma proposta de valor semelhante a sua ou uma empresa já estabelecida – startup ou não – expandir sua área de atuação focando em seus clientes? Topas um delivery?
Achou alguns bons motivos? Foi dar uma olhada no passaporte para ver se está em dia com a documentação? Ótimo! Além de muita gana, aqui vai uma lista do que mais ter na bagagem desta jornada.
- Foco é o sucesso do cliente: vivemos a era do cliente. A compreensão sobre as necessidades e demandas do cliente passa por uma solução de gestão de relacionamento com clientes
- Atender bem para atender sempre: o contato com o cliente deve ser assertivo e levar à satisfação, independentemente do mercado onde você atuar. A visão única do cliente também precisa estar evidente nesses contatos para que a experiência com a marca siga consistente
- Estude, coloque em produção e se adapte: analise o mercado e o público-alvo, lance seu negócio, mas mantenha o espírito de startup, colhendo o retorno de clientes sobre sua proposta de valor e fazendo ajustes, seja na abordagem ou na sua oferta
- Customize o que precisar: articule com sua equipe e parceiros para que as customizações nos sistemas, inclusive os de gestão de clientes, estejam adaptadas para as necessidades dos novos mercados. E-learning gratuito para fazer isso pode ser bem vantajoso, como é o caso do Trailhead
- Nuvens: sem tempestades no horizonte, Software as a Service seguirá crescendo, provendo a escalabilidade que os negócios precisam hoje e amanhã
- Um espelho e livros: apoie-se em entidades de classe para entender qual seu atual nível de internacionalização e o que mais você precisará para se preparar
Então é isso. Apertem os cintos, coloquem os encostos na posição vertical e preparem-se para esta jornada!