O ambiente de trabalho sempre foi considerado uma das coisas mais importantes de qualquer empresa. Afinal, ele influencia diretamente a motivação de seus colaboradores para que executem um bom trabalho.
Em uma startup, isso não é diferente. Aliás, é ainda mais intenso, pois o ambiente de trabalho é, na maioria das vezes, apresentado como um dos grandes diferenciais. Some-se a isso o principal desafio do empreendedor: motivar os seus colaboradores a fazer aquele sonho acontecer.
A maneira mais correta de trabalhar toda essa questão que envolve o ambiente de trabalho é implantando uma cultura organizacional na empresa, que vai servir como base para guiar todos os colaboradores em suas ações e também será uma vitrine para o mundo.
A cultura na startup é algo muito valorizado e, também, um dos grandes diferenciais para atrair e reter talentos para a empresa. Portanto, acompanhe esse post para saber mais.
O que é cultura organizacional?
Conceitualmente falando, a cultura organizacional representa os valores, crenças e práticas que são compartilhados pelos colaboradores de uma empresa, ou seja, é sua própria cultura!
Na prática, a cultura de uma empresa define o que seria uma convivência saudável entre os seus colaboradores e até o próprio relacionamento com os seus clientes e comunidade externa. É a forma de deixar clara a sua maneira de trabalho e também quais são as características valorizadas para se trabalhar ali.
É importante entender que ela funciona como um DNA. Se a empresa desconhece o seu DNA, nunca saberá com quais pessoas será mais compatível. Por isso, definir a cultura o quanto antes ajudará na busca por pessoas mais alinhadas aos seus objetivos.
Como definir a cultura da minha startup?
Não tem muito segredo nem fórmula pronta para fazer isso. O primeiro passo é entender como a empresa se encontra atualmente nos aspectos de ambientes e pessoas. Após isso, faça uma reflexão sobre o que é saudável manter e o que seria importante buscar no futuro.
Cultura não é algo mensurável, porém é possível começar entendendo o que deixa os colaboradores felizes e o que eles consideram importante quanto a valores, convivência e, principalmente, o que os motiva trabalhar ali. Portanto, envolver a equipe (por menor que ela seja) nessa etapa é muito importante.
Isso pode ser feito por meio de uma simples pesquisa ou até de rodas de discussão. Lembre-se de deixar claro que isso é importante, pois todos poderão pensar juntos no futuro da empresa, de como querem que ela tenha cada vez mais um ambiente agradável.
Após reunir esses primeiros dados, defina os valores que você e sua equipe acreditam ser importantes. Torne isso público para todos entenderem o que se espera das pessoas que trabalham ali e como elas poderão contribuir para o ambiente seguindo esses valores.
Uma empresa que inovou nesse sentido foi a Netflix, que divulgou sua cultura por meio de seu Culture Code.
A importância da cultura da startup
Geralmente, quando se está empreendendo, levam-se em conta vários aspectos importantes em seu planejamento inicial: plano de negócio, estratégias de marketing e vendas, estudo de concorrência, etc. Porém, a cultura da empresa é deixada de lado na maioria dos casos.
O que muitos não sabem é que definir os valores que servirão como base para a empresa nos estágios iniciais pode ser decisivo para o caminho do sucesso, principalmente para influenciar de maneira positiva as primeiras lideranças da empresa.
Definir a cultura da startup logo em seus primeiros dias ajudará também na contratação de novos colaboradores, identificando candidatos que estejam alinhados com os objetivos do negócio.
Uma startup que possua uma cultura estará cada dia mais perto de seus objetivos. Isso favorece a motivação de todos, principalmente em relação às expectativas sobre como é trabalhar no empreendimento e aonde se quer chegar.
Sem contar que uma cultura forte é capaz de impactar muito além da empresa, alcançando clientes e parceiros, mostrando cada vez mais a essência da própria organização.
Entendeu a importância da cultura de uma startup? Veja o nosso ABStalks sobre Talentos e Cultura Organizacional com o CEO da Gama Academy.
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