Como melhorar sua captação com segmentação de investidores, storytelling e follow-up específico
Encontrar o investidor certo é como namorar – você precisa beijar muitos sapos antes de encontrar seu príncipe.
Hoje, eu vou compartilhar com vocês sete maneiras de garantir que durante seu processo de captação, você beije menos sapos e encontre mais príncipes.
Hábito 1 – Faça seu pitch para os investidores certos
Nem todos os investidores são iguais. Alguns investidores só olham para capital semente. Alguns focam em Series A.
Antes de abordar qualquer investidor, faça seu dever de casa e tenha certeza que você está indo atrás das pessoas certas.
É possível segmentar investidores usando 5 categorias:
- Estágios de investimento (seed, Series A, B, C, etc)
- Tamanho do cheque (e.g. $50.000 – $150.000)
- Quantos negócios ela ou ele fez nos últimos 6 meses (você vai descobrir o quão ativo esse investidor é)
- Foco em segmentos (se existir)
- Geografia (a maioria dos investidores do Vale do Silício não investe fora)
É bem raro encontrar um investidor que não está engajado no seu segmento ou local e de repente fazê-lo se importar com o que você criou.
Hábito 2 – Faça um Pitch com propósito
Minha colega, Andrea Barrica, me mostrou esse quote de Maya Angelou:
“Eu entendi que as pessoas vão se esquecer o que você disse, as pessoas vão esquecer o que você fez, mas as pessoas nunca vão esquecer como você fez que elas se sentissem.”
Com que sentimento você quer que seus investidores fiquem depois do seu pitch?
Tenha isso em mente e você, provavelmente, vai mudar a história que você conta e como você a conta.
Hábito 3 – Pense na sua história
É mais difícil contar uma história curta do que uma longa.
É fácil contar aos seus investidores tudo que aconteceu na sua vida desde os seus 3 anos de idade, mas reduzir isso para o que eles realmente precisam saber é muito mais difícil – e muito mais eficiente.
Não seja preguiçoso ou indulgente. Coloque mais 20% de esforço e separe apenas o que é relevante na sua história o que o torne único e qualifique a sua startup.
Hábito 4 – Faça o Pitch como um profissional
Durante seu pitch, você precisa mostrar duas coisas: 1) porque você é a pessoa mais qualificada e 2) porque os investidores deveriam te dar dinheiro agora.
Tenha certeza de abordar os tópicos a seguir, mas sempre comece com tração e uma demo se você tiver.
Aqui estão 11 tópicos importantes para destacar:
- Tração, tração, tração
- Receita
- Usuários
- Engajamento
- Maiores parcerias
- Uma demo do produto (se você tiver e você deveria ter)
- Tamanho do mercado e segmento
- Problema
- Produto
- Time (equipe, investidores, conselheiros)
- Tecnologia
- Modelo de negócios
- Modelo de monetização
- Competição
- Tendências de mercado
– Veja aqui o guia para criação de um pitch deck da ABStartups.
Hábito 5 – Entenda a Big Picture
A maioria dos founders que eu conheço, estão apaixonados por seu produto.
Infelizmente, como um investidor, eu não quero uma pessoa que está apaixonada por si mesma ou por seu produto.
Eu quero um fundador que realmente entenda como criar um negócio. Você deve ser a pessoa que pode me dizer tudo sobre a sua competição, mercado, panorama legal e mudanças políticas.
Hábito 6 – Follow-up depois de 24 horas
Após o seu primeiro call ou encontro, certifique-se de fazer um follow-up dentro das próximas 24 horas e tenha certeza de incluir no seu e-mail:
– Um obrigado
– Seu deck
– Tração atual
– Time
– Seu pedido
– Solicite novas reuniões de acompanhamento ou telefonemas
Hábito 7 – Mostre paixão e honestidade
Construir uma startup significa muito, muito trabalho duro.
Como um investidor, eu quero encontrar alguém que não vai dar para trás quando as coisas ficam (ainda) mais difíceis e que está disposto a fazer o que for preciso para fazer as coisas acontecerem.
Uma parte importante de trabalhar duro – e saber onde trabalhar duro – é saber o que não está funcionando (ainda).
Mostre quem é você e seja honesto. Está tudo bem dizer, “Eu não sei”. Você não precisa ter todas as respostas, mas você precisa ter a força de caráter e fibra para ser capaz de descobrir.
Esse artigo foi escrito por Edith Young na 500.co e traduzido e adaptado pela ABStartups.