O ecossistema de startups do nordeste brasileiro
O Brasil é um país diverso em culturas, cores, clima e sabores. Este é um dos fatores que torna o nosso país tão rico e especial.
Pensando nisso, é possível entender que o ecossistema de startups brasileiro tem suas peculiaridades baseadas em cada uma das regiões e, hoje, estamos aqui para entender melhor uma delas: a região nordeste do Brasil.
Você já se perguntou como anda o desenvolvimento das startups nordestinas? Leia este artigo até o final para entender melhor!
O ecossistema nordestino de inovação e empreendedorismo
Ao falar sobre inovação, colocamos nosso foco nas regiões sul e sudeste do país, mas está na hora de voltar os holofotes para o nordeste, uma região que demonstra grande potencial de desenvolvimento e crescimento.
Nós da Abstartups produzimos um estudo relacionado ao ecossistema do país em 2022, e aqui vão alguns dados fundamentais:
No nordeste estão concentradas mais de 13% das startups do país, ficando atrás apenas das regiões sul e sudeste, que juntas representam mais de 75% do número geral.
Já ao analisar o ecossistema do nordeste, podemos entender a divisão dessas startups dentro dos 9 estados, sendo que a Bahia se destaca, tendo mais de 26% das startups nordestinas concentradas ali. Confira:
Maturidade das startups do nordeste
Um estudo que realizamos em 2021 apontava que as startups da região nordeste do país estavam majoritariamente passando pela fase de operação, sendo que mais de 29% delas se enquadravam neste momento. Enquanto apenas 5% estavam em fase de escala e 19% tração.
Atualmente, verificando os dados obtidos pelos estudos de 2022, foi possível notar um avanço dentro dessas fases. Hoje mais de 14% das startups do nordeste estão em escala, enquanto 37% está em tração e 24,5% em operação.
Verificando estes dados, podemos concluir que em questão de 1 ano, o ecossistema do nordeste passou por diversas mudanças e avanços.
Startups por segmento
Ao falar sobre segmentos das startups, podemos notar variações de predominância em cada uma das regiões do país, mas algo que todas elas têm em comum é: as edtechs tomam conta!
No nordeste, mais de 18% das startups são focadas no setor da educação, enquanto pouco mais de 10% desenvolve tecnologias para a área da saúde e o terceiro lugar deste pódio é dividido entre as fintechs e retailtechs, sendo cada uma com uma fatia de 7%.
Definitivamente as startups do nordeste têm muito potencial de crescimento, mas já tem muita coisa construída para ser mostrada. É por isso que a Abstartups e o Sebrae criaram o NEon! Nordeste On é o primeiro evento a reunir todo o ecossistema do nordeste e quem estiver interessado em se conectar com sua inovação em um espaço de 12.000 m²
Veja mais informações sobre o NEon que acontece dia 1 e 2 de junho em São Luís, MA.