Você é empreendedor e já se perguntou se sua empresa é uma startup? Bom, então este post é para sanar as suas dúvidas.
Existem registros do uso do termo “startup” ainda na década de 70 em um artigo na Forbes, mas sua popularidade se deu na década de 90, no Vale do Silício, uma região da Califórnia conhecida por suas empresas tecnológicas, inovadoras e gigantescas, como o Google e a Apple, por exemplo.
No final da década de 90, surgiram as empresas “ponto com”, e estas se apropriaram do termo startup. Naquele momento isto significava trabalhar por um objetivo diferente e de uma outra forma além da convencional, com um alto potencial de ganhar dinheiro.
Atualmente, o que é uma startup?
Uma startup é uma empresa de base tecnológica, cujo modelo de negócios é ágil, escalável e repetível. Além disso, oferece soluções reais para problemas do mundo real.
O nascimento de uma startup é permeado por grandes desafios e incertezas, afinal, as soluções oferecidas pelas startups são inovadoras e precisam agregar valor ao público e também ao mercado.
As startups estão presentes em milhares de áreas, como a área da educação, beleza, agronegócio, finanças, indústria e até mesmo saúde. Nós aqui da Abstartups mapeamos mais de 40 verticais (confira quais são).
Abaixo temos um vídeo para complementar essa explicação onde você poderá entender melhor as fases de uma startup:
Mas… O que significa um negócio escalável?
Eu te explico! Para que o lucro de uma startup cresça, a mão de obra e os valores investidos, não irão crescer proporcionalmente, diferente de uma empresa comum.
Dizer que o seu modelo de negócios é repetível, quer dizer que você consegue entregar o seu produto ou serviço, em escala e de maneira ilimitada. Ele de certa forma “caminha sozinho” sem necessariamente precisar de operação constante.
Já dizer que o seu modelo de negócios é escalável, quer dizer que o seu negócio tem possibilidade de crescimento acelerado, exponencial.
Vou usar um exemplo para deixar as coisas mais claras:
Para abrir uma loja de roupas e sapatos você precisa contratar funcionários, comprar mobília, arcar com custos de locação de um imóvel, terá gastos com água, luz, internet, entre outros. Caso você decida ampliar seu lucro, você precisará abrir uma outra loja, sendo assim, precisará passar pelo ciclo de comprar coisas e contratar mais pessoas novamente, ou seja, o seu lucro irá aumentar, mas os seus gastos aumentarão proporcionalmente.
Agora, para desenvolver um aplicativo de busca e recebimento de objetos, você precisará de menos coisas para dar os primeiros passos, ou seja, o investimento inicial é menor, e a partir do momento em que este aplicativo estiver criado, ele poderá crescer sozinho, precisando apenas de ajustes, ou mesmo adicionando novas funcionalidades.
Consegue ver a diferença?
Tecnologia: o braço direito das startups
Como foi possível notar nos exemplos anteriores, a base tecnológica do segundo modelo de negócios possibilita sua escalabilidade e o aumento da lucratividade, enquanto o primeiro modelo passa a ser muito menos lucrativo.
Uma startup não necessariamente precisa vender um software, mas o uso da tecnologia como principal aliada para desenvolver seus produtos ou serviços, auxilia estas empresas a sobreviverem no cenário de incertezas em que nascem.
Um bom exemplo disso é a Sami, uma healthtech que utiliza a tecnologia como grande aliada para trazer inovação ao mercado de planos de saúde. Além de oferecer um convênio, a Sami disponibiliza uma plataforma onde cada paciente recebe acompanhamento de uma equipe especializada.
Muitas pessoas se perguntam se a tecnologia pode “robotizar” os processos, mas em casos como o citado anteriormente, ela é usada justamente para humanizar ainda mais os serviços oferecidos pela startup, trazendo assim experiências incríveis para o público.
Afinal, a sua empresa é uma startup?
Depois de entender o que de fato é uma startup, você ainda não está confiante em dizer se sua empresa é uma startup ou não? Tudo bem! Aqui vão algumas perguntas que podem te ajudar nessa análise:
- A base dos seus negócios é tecnológica, mesmo que você não venda tecnologia?
- A solução oferecida pela sua empresa é inovadora? (Uma casa de bolos, por exemplo, não é uma solução inovadora.)
- O seu modelo de negócios enfrenta riscos e incertezas? (Uma casa de bolos também não se encaixa neste cenário, por exemplo.)
- O seu modelo de negócios é adaptável, escalável e repetível?
Se após responder estas perguntas, você concluir que sua empresa é uma startup, conte conosco para ter todo o suporte necessário para a evolução do seu negócio!
Aqui na Abstartups oferecemos planos que acompanham cada fase de maturidade de uma startup. Quer conhecer melhor e entender o que faz mais sentido para o seu empreendimento agora?
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