Ao contratar uma Agência de Marketing Digital, é comum ver pessoas em busca de respostas imediatas, e quanto isso não é atingido no tempo esperado, surgem dúvidas sobre quais são ações necessárias para alcançar bons resultados.
Entretanto, para direcionar esforços no local certo, as estratégias exigem uma análise das métricas para apontar o que precisa mudar, e isso leva tempo.
Assim, elaboramos este artigo para debater tal temática, com dicas valiosas para você obter insights, além de tirar suas dúvidas. Boa leitura!
O que são métricas de vaidade?
Na realidade, qualquer métrica pode ser de vaidade, o que determina é se ela está relacionada com o objetivo do negócio. Alguns dos exemplos mais conhecidos são número de seguidores, curtidas, compartilhamentos, posição no google, entre outros.
Entretanto, depende do segmento — no caso do show business, o número de seguidores é atrelado ao cachê cobrado, então não é uma métrica de vaidade e sim KPI.
Já se a sua empresa for uma B2B para vender software, esses exemplos não terão relação com o propósito da marca, sendo de vaidade.
Quais são as métricas primordiais para atingir as metas?
A métrica principal é o ROI, já que todos buscam uma campanha com ele positivo, estando diretamente relacionado ao custo e à receita.
Porém, vamos apresentar uma outra visão!
Em vez de utilizar o valor gasto pela venda versus valor de receita, uma alternativa é optar pelo CAC (custo de aquisição por cliente) somado com todos os custos embutidos, versus o LTV (lifetime value). Isso é justificado pelo fato de que um cliente faz a primeira compra por meio dos investimentos mídia paga, mas depois ele pode voltar a comprar com esforços do inbound marketing, e-mail marketing, etc. Saiba mais!
CAC (vendas)
Aqui, em relação a mídia paga, trabalhe o fundo de funil para trazer uma demanda existente. Depois, surgem outras aplicações a longo prazo para reduzir custos, como SEO, fluxo de automação de marketing e material rico.
LTV (receita)
Nesse caso, não se preocupe em gastar com mídia paga, priorize o investimento inicial para obter o lead, depois você pode baratear o custo com e-mails, newsletter, conteúdos, etc.
Conheça as ações de Mídia Paga para ter um ROI saudável
De início, não tome decisões com base em métricas de vaidade, apenas utilize as métricas primordiais.
Como já mencionado, faça as campanhas a partir do fundo de funil, isso é útil para conhecer o perfil do público e entender o que ele busca, comprando termos relacionados a busca do seu serviço ou produto.
No Linkedin, o fundo de funil é utilizado com o remarketing de pessoas que não convertaram, alguém que acessou a home ou algum produto, mas não fechou negócio.
Outra dica é “pensar fora da caixa”, não siga uma mesma “receita” e encontre maneiras para inovar. Alguns exemplos utilizados na Hubify são a prática de sorteios e aplicar quizzes.
Como dividir a verba entre Google Ads e Facebook Ads?
Se você tem 1.000 de verba, aplique ela inteira no Google Ads. Pode parecer duvidoso, mas é essencial investir ao máximo em fundo de funil nesse começo, e depois que o CPL (custo por lead) começar a crescer com palavras-chave de meio de funil, então você parte para o facebook e instagram.
Como melhorar o ROI de determinada campanha?
Listaremos as principais medidas que podem ajudar. Confira!
Otimização de copys
Na Hubify, nós rodamos campanhas com no mínimo três copys, fazendo suas otimizações por meio da métrica de CPL, porque apesar de gerar menos leads, eles serão qualificados.
Além disso, torne a copy interessante, e utilize os CTAs de acordo com a etapa de funil, para ser mais relevante no Google.
Teste da Página de Destino
Também é importante fazer o teste da página de destino, já que é uma forma de testar o índice de qualidade, ou seja, a métrica principal que o algoritmo do Google considera para atribuir CPC. Então, quanto menor o custo do clique, menor será o custo de CPA.
Teste A/B
Eles são essenciais, uma vez que você pode entender quais as mudanças necessárias no site para converter mais, pode ser na cor, posição, layout, quantidade de campos em formulários, etc. Mas, não faça em mais de um item ao mesmo tempo, para entender quais são as mudanças necessárias.
Ticket Médio e Recompra
Mais uma forma de inovar é criar kits com vários produtos, ou então fazer um desconto progressivo. Já para estimular a recompra, vale a pena utilizar a automação de marketing.
Por exemplo, se o cliente comprou um produto, encaminhe um e-mail no mês seguinte relembrando a compra, para estimular uma nova aquisição.
Como acompanhar os resultados de forma estratégica?
Faça um planejamento com foco em uma métrica principal para acompanhar, dependendo do projeto em análise.
Não se esqueça de ser realista, alinhe bem suas expectativas, para não tomar decisões precipitadas com base em poucos dados. No caso de escolher uma campanha para pausar, espere chegar a um número de leads estatisticamente relevante para tomar a decisão.
Mais uma dica é fazer relatórios e dashboard (utilizamos o Google Data Studio) para acompanhar em tempo real.
A Mídia Paga vai ganhar mais destaque?
Segundo as principais fontes, os investimentos no meio digital são progressivos, principalmente com a atual pandemia, e já ultrapassam o investimento offline. Logo, acreditamos que seu crescimento será de aproximadamente 60%, até se estabilizar.
Agora que você conheceu mais sobre as ações de marketing que geram resultados, que tal se aprofundar no assunto e acessar nosso blog para ler um artigo especial de KPIs de mídia paga?