É importante entender que não se encontra “anjos voando e fazendo milagres” por aí no mercado. O sentido de “anjos” é de “Vamos juntos ao Paraíso”. Não basta “oração” para o anjo favorito, é preciso ser consistente, saber encontrar, fazer o que eu chamo de MATCH.
A busca pelo Investidor deve ser focada e de nicho.
- biografia do investidor;
- siga nas redes sociais;
- analise o portfólio de empresas que investiu;
- descubra amigos em comum que possam te apresentar (“QI”).
O “Ponto de Interesse” é quando o investidor funde seus interesses com os que você tem a oferecer. Assim como nos relacionamentos, a chave é a emoção, a paixão e a química com o negócio. O “Ponto de Interesse” passa também pelo “bom senso”, disponibilidade de tempo, afinidade ao segmento de mercado e a oportunidade. Ninguém coloca dinheiro em um negócio que não seja palpável, que tenha possibilidade efetiva de retorno ou de saída, “pé no chão” e que possa mensurar com alguma segurança e responsabilidade e os possíveis riscos e resultados.
Para chegar neste ponto de interesse, o “Match” já foi alcançado. A partir disso, os Anjos precisam ter as respostas para algumas perguntas básicas, como por exemplo:
- Qual a Oportunidade? Qual é a o problema que seu negócio irá resolver?
- Qual é a Solução? Como seu negócio irá atender a esta necessidade?
- Qual é o Mercado? Qual é o perfil dos clientes?
- Quais Recursos? Quanto precisa de dinheiro, em quanto tempo e para que? Além de dinheiro, o que mais precisará?
- Qual a Receita estimada? Qual, como, em quanto tempo e de onde vem o ganho e a monetização?
- Quem são os Players de mercado? Quem são os principais concorrentes diretos e indiretos?
- Quais as hipóteses testadas? Quais as Barreiras de Mercado?
- Qual o estágio do Projeto? Inicial, MVP, pronto, faturando?
- Qual a Inovação? Quais são suas diferenças com relação ao que já existe?
- Qual o Time? Descreva um pequeno histórico de cada sócio, principais atividades e participações no negócio.
Ou seja, para ser atrativo tem que estar preparado!