Toda empresa busca desenvolver processos melhores para atingir seus objetivos, como aumentar a produtividade e as vendas, incrementar o trabalho de equipe, criar produtos com qualidade superior. Uma startup é uma empresa que está começando sua trajetória, ingressando no mercado competitivo e precisa fazer uso de métodos eficientes para desenvolver seu potencial.
A metodologia Lean Startup tem sido aplicada com relativo sucesso em empresas iniciantes. Mas como ela pode ajudar o seu negócio? É esse assunto que o post abordará, mostrando como é possível utilizar o conceito para otimizar suas atividades. Confira!
O conceito de Lean
Lean é uma palavra que significa “enxuto”. Trata-se, em resumo, de evitar da melhor forma possível os desperdícios dentro da empresa, com a finalidade de reduzir custos, otimizar o tempo e melhorar a qualidade do produto.
A ideia Lean começou a ser usada nas indústrias, já que elas desenvolvem um ciclo de produção mais intenso e estão sujeitas a muitos desperdícios, prejuízos financeiros e quedas na produtividade.
O surgimento da Lean Startup
Eric Ries, empresário norte-americano, baseado nessa metodologia, reuniu ideias sobre marketing, gestão e tecnologia e ampliou o conceito, dando origem à Lean Startup.
A Lean Startup tem aplicação especial nas empresas de tecnologia, mas com certas adaptações e ajustes, a metodologia se encaixa em diferentes segmentos, auxiliando muitas empresas que estão começando.
Premissa fundamental da Lean Startup
A premissa fundamental da Lean Startup diz o seguinte: quanto maior a velocidade e menor o custo de cada iteração, as chances de sucesso aumentam. A iteração consiste na repetição de ações e podem provocar transformações relevantes na ideia original. Essas transformações são chamadas, por Eric Ries, de pivôs.
Para as startups de sucesso, os pivôs foram aparecendo naturalmente à medida que novas descobertas foram sendo feitas. É o caso de empresas como PayPal, eBay, YouTube, Microsoft, Flickr e outras.
A importância do MVP
O MVP integra o ciclo de vida da startup e significa o Produto Mínimo Viável, ou Minimum Viable Product. Resumindo, o MVP é o produto que:
- ofereça o menor tamanho possível e possa ser entregue em tempo mínimo (Mínimo);
- possua um valor suficiente para que o cliente se interesse por ele e o adquira, gerando receita (Viável);
- seja coeso e útil, com diferentes funcionalidades combinadas (Produto).
Trata-se de integrar os 3 termos que formam o MVP na criação de um produto especial que agrade o cliente e mantenha-se venal (ou seja, possa ser vendido) durante um período apropriado.
Isso significa, ao final das contas, que através do conceito MVP a metodologia Lean Startup pode criar e inovar produtos, visando acompanhar as modificações no mercado ou mesmo antecipar-se a elas. Sem esquecer que o mercado é um referencial, mas o produto tem como foco principal o cliente: ele deve aprovar e consumir o produto da empresa.
VEJA TAMBÉM FERRAMENTAS COM DESCONTO PARA ASSOCIADOS
- 6 meses de plano micro do conta azul com desconto
- 90 dias de Pipedrive grátis
- 1h de consultoria + 20% Off no Scopi
Pilares da Lean Startup
Para aplicar a Lean Startup, o empreendedor precisa considerar 3 pilares:
- Desenvolvimento do Cliente (Customer Development): processo para testar e validar hipóteses sobre mercado, clientes e produtos.
- Desenvolvimento ágil: aplicação e adaptação de certos métodos para as necessidades da startup, visando redução de tempo no desenvolvimento das iterações e otimizando a aprendizagem por meio de feedbacks reais (exemplo de métodos: Scrum e XP).
- Plataforma tecnológica como principal produto, produto de maior qualidade: para criar bons produtos, nada melhor que agilizar os processos e reduzir custos utilizando serviços e tecnologias diferentes, como Google AdWords, Amazon EC2, WordPress.
Este post sobre a Lean Startup te ajudou? Então não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais!
2 Comments