Quer saber como implementar iniciativas de fomento à diversidade e inclusão em sua startup? Procurando por materiais de boas práticas e conteúdos didáticos para seu time? Então você está no lugar certo!
Desta vez, além de trazer dados quantitativos sobre o nosso ecossistema, nos aprofundamos sobre o tema e ouvimos várias pessoas fundadoras e times de startups a respeito do tema diversidade e inclusão.
O objetivo é dar luz às percepções reais dos empreendedores, assim temos um ponto de partida e podemos contribuir com a jornada de aprendizados e evolução nas pautas de inclusão e equidade. Entender o contexto em que estamos inseridos é o primeiro passo para o caminho de um ecossistema mais diverso, justo e livre de preconceitos.
Antes de mais nada, vamos ao panorama sobre o quadro de colaboradores e o perfil das pessoas fundadoras das startups brasileiras.
Diversidade em números
Mesmo com o tema de diversidade e inclusão sendo discutido constantemente nestes últimos anos, há ainda números expressivos que relatam um cenário totalmente diferente no ecossistema empreendedor.
Os dados mostram uma representatividade muito pequena, o que nos indica uma discrepância entre fatos e ideias.
Não podemos ignorar a importância de diversas iniciativas que estão fazendo a diferença no processo de inclusão, ajudando empresas a promover mudanças comportamentais e estruturais em prol da diversidade. A partir destes programas há muito mais informações e ferramentas disponíveis no mercado, além do apoio tão necessário para as empresas darem um próximo passo. Há 3 anos atrás não tínhamos um terço do que temos hoje.
Por mais diversos avanços sobre o tema, o fato é que estamos longe da igualdade de oportunidades. Precisamos nos aprofundar cada vez mais e entender quais são os pontos chave que podem trazer uma evolução neste panorama.
O que está impedindo a presença de diversidades nas startups?
Conversamos com mais de 150 pessoas empreendedoras, entre pessoas fundadoras e colaboradores de startups brasileiras, para entender o que dificulta a diversidade.
Afinal, o que está impedindo a presença de diversidades nas startups? Quais as inseguranças? Quais as dificuldades que estamos enfrentando?
91% dos entrevistados consideram importante trabalhar em uma startup diversa. Por outro lado, somente 67% afirmam que há ações na startup que reforçam a cultura de diversidade e inclusão.
Dentre as principais dificuldades para incluir diversidade em suas startups, as respostas mais citadas são:
Para além das questões organizacionais de uma startup, uma pauta também relevante é sobre as inseguranças que podem existir sobre o tema. “Não saber a forma correta para abordar as pessoas” ou “não saber o seu lugar de fala” são alguns dos receios abordados pelos entrevistados.
Estas percepções nos mostram a realidade das startups, e sobretudo, entender quais são as dores de quem quer de fato ter um ambiente de trabalho inclusivo. Temos, assim, oportunidades para começar uma nova jornada.
Guia de Promoção à Diversidade para Startups
No Guia de Promoção à Diversidade para Startups destacamos os principais pilares para a construção de uma startup inclusiva, além de várias outras informações importantes para promoção à diversidade.
O guia está organizado em duas frentes: de informação e de conexão à diversidade e inclusão, focado no cenário brasileiro de startups e seus agentes de suporte. Esse material também inclui sugestões de banco de imagens, glossário, ferramentas, boas práticas para processos seletivos, e muito mais!