fbpx

Mas afinal, o que são startups?

Buscando responder esta questão, nós da Associação Brasileira de Startups criamos uma definição que vai te ajudar a entender o que é uma startup

A definição

Startup é uma empresa que nasce a partir de um modelo de negócio ágil e enxuto, capaz de gerar valor para seu cliente resolvendo um problema real, do mundo real. Oferece uma solução escalável para o mercado e, para isso, usa tecnologia como ferramenta principal.

Alguns termos relacionados

Bootstraping

Para aqueles que acompanham o mundo das startups, o bootstrapping é o primeiro passo dos investimentos. Neste caso, o empreendedor, ou o grupo de empreendedores, tira dinheiro do próprio bolso para investir na empresa. Praticamente todas as startups criadas começam com o sistema bootstrapping até conseguirem investimentos maiores.

Investimento-Anjo

É o investimento efetuado por pessoas físicas com seu capital próprio em empresas nascentes com alto potencial de crescimento. O Investidor-Anjo tem como objetivo aplicar em negócios com alto potencial de retorno. “O termo ‘anjo’ é utilizado pelo fato de não ser um investidor exclusivamente financeiro que fornece apenas o capital necessário para o negócio, mas por apoiar ao empreendedor, aplicando seus conhecimentos, experiência e rede de relacionamento para orientá-lo e aumentar suas chances de sucesso”, explica o CEO da incube, Alex Barbirato.

Aceleradoras

Apesar de serem um tipo moderno de incubadoras de empresas, as aceleradoras têm uma metodologia mais complexa. O processo para participar das aceleradoras é aberto, e estas geralmente procuram por startups consistindo de um time para apoiá-los financeiramente, oferecer consultoria, treinamento e participação em eventos durante um período específico, que pode ser de três a oito meses. Em troca, as aceleradoras recebem uma participação acionária. “Em geral, elas investem até R$ 100 mil e depois de quatro meses as empresas estão livres”, afirma Barbirato.

Venture Capital

É uma modalidade de investimento utilizada para apoiar negócios por meio da compra de uma participação acionária, geralmente minoritária, com objetivo de ter as ações valorizadas para posterior saída da operação. O risco se dá pela aposta em empresas cujo potencial de valorização é elevado e o retorno esperado é idêntico ao risco que os investidores querem correr.

Quer saber mais sobre o assunto?

Veja o conteúdo especial que criamos sobre o assunto no CASE Studio

A Associação Brasileira de Startups

A Abstartups foi feito para startups, por startups. Trabalhamos para criar um ambiente ideal para as startups transformarem o país. Temos três principais pilares de atuação: Informação, Promoção e Representatividade. Veja o vídeo abaixo e conheça um pouco mais do nosso trabalho.

Faça parte da maior rede de startups do Brasil

Qualquer startup pode fazer parte da Abstartups, basta se associar.

Saiba mais