Sem dúvida, 2016 foi um ano intenso para o ecossistema empreendedor, especialmente para as startups. Foi um período de muitos desafios e dificuldades, mas também foi recheado com bastante aprendizado, descobertas e houve muito crescimento.
Um novo ano se inicia e, como de costume, deve começar a todo vapor para quem está empreendendo. Por isso, quem o quanto antes estiver com aquele pezinho em 2017 sairá na frente para construir um novo ano memorável!
Para ajudar nessa jornada, preparamos neste post 5 tendências de startups para 2017. Confira!
1. Fintechs
2016 foi o ano em que as fintechs mostraram que não vieram ao mundo somente a passeio. Elas alcançaram um excelente destaque ao longo do ano! Afinal, elas estão provando que é possível oferecer um serviço de qualidade em um mercado dominado por grandes players (bancos), facilitando cada vez mais a vida do consumidor e resolvendo algumas de suas dores de forma efetiva.
Se fosse para resumir essas startups em uma palavra, seria: disrupção! Elas estão causando um desconforto para os seus concorrentes tradicionais do mercado, que já estão se adaptando para evitar perder seus clientes.
2. Inteligência Artificial (IA)
A realidade na área de tecnologias inteligentes também mudou em 2016. Antes, somente grandes empresas tinham condições de investir em inteligência artificial. O que ocorreu é que nesse ano a tecnologia avançou, tornando-se acessível para que empresas menores a utilizassem também.
Junto a isso, há a previsão de um crescimento na área acadêmica, por meio da formação de profissionais cada vez mais preparados e interessados em lidar com IA: os cientistas de dados. É esperado que em 2017 surjam muitas startups que vão inovar nessa área.
Outro ponto positivo é que ela combina muito bem com outros segmentos que são tendência, tais como a cibersegurança, big data e internet das coisas.
3. Proteção Cibernética
O universo da segurança cibernética também cresceu em 2016, seja devido às discussões de quebra de sigilos empresariais ou até mesmo a ataques criminosos de hackers. Por isso, é esperado que essa área tenha um crescimento acelerado em 2017.
A realidade é que, para cada vulnerabilidade que apareceu em 2016, surgiu uma empresa de segurança cibernética para resolvê-la. A previsão é que tais lacunas continuem aparecendo em 2017, fazendo com que as empresas invistam mais nessa área para proteger seus dados e os de seus clientes.
Outro fator que potencializa esse tipo de negócio é o crescimento do mercado relacionado à Internet das Coisas (IoT), dando brecha para a ampliação dos ataques hackers em, por exemplo, veículos autônomos e sistemas que utilizam automação e segurança, seja em casas, empresas e até mesmo nas estradas.
4. Big Data
Qualquer empresa que almeja o sucesso toma suas decisões estratégicas baseando-se em dados. Porém, o grande desafio é que essa análise não é simples de se realizar, devido tanto à quantidade de dados que a empresa pode ter armazenada em seus históricos quanto à qualidade desejada para esse tipo de avaliação. Por isso, é necessário buscar soluções de Big Data.
Em 2017, a previsão é que esse setor crescerá mais ainda com o reforço de tecnologias relacionadas ao aprendizado de máquina e IA.
Por exemplo, é esperado que as vendas online utilizem esse recurso para direcionar cada vez melhor as ofertas para o público, baseado em seu perfil de consumo e histórico de compras.
Quer saber mais sobre Big Data? A Hekima escreveu um artigo explicando como é possível aplicar Big Data nas empresas. Veja aqui.
5. Internet das coisas (IoT)
Hoje, quando se fala desse setor, parece ainda ser uma realidade muito distante, ainda que a IoT venha tornando casas e escritórios mais inteligentes por meio da tecnologia (com automações de segurança, controle de temperatura, economia de energia, etc.).
A boa notícia é que 2017 prevê um crescimento gigantesco dessa área, deixando-a cada vez mais acessível ao dia a dia das pessoas, seja em sua vida pessoal ou profissional.
A IoT promete grandes avanços, tal como a economia de energia e tempo, além de ajudar com questões que envolvem sustentabilidade. É uma área que também combina muito bem com IA e outras tendências.
Como você vem se preparando para o próximo ano? Assine nossa newsletter abaixo e receba mais artigos e novidades.
1 Comment