Com o aumento constante de formas de se divulgar produtos e serviços na internet com o marketing digital, novas técnicas vão surgindo a cada dia visando sempre melhor a experiência do usuário no momento de uma conversão. Porém, devido ao avanço constante dessa nova forma de fazer marketing e da dificuldade de prender a atenção do público nesse meio, foram criadas estratégias para direcionar o cliente para apenas um produto ou serviço específico, sem distrações. Elas são as são as landing pages.
Como o próprio termo em inglês já diz, as Landing Pages (páginas de aterrissagem), têm como principal objetivo atrair a atenção do cliente para apenas um elemento, podendo ele ser um produto ou um serviço. É importante ressaltar que todas as informações nela contidas tem apenas o objetivo de informar o cliente sobre esse produto, tirando quaisquer dúvidas que possam surgir no momento da compra.
Entretanto, muitas pessoas costumam ter dúvidas de como fazer Landing Pages com alto índice de conversão. Por isso, separei algumas dicas para você não ter dúvida na hora de criar a sua.
Conteúdo relevante
Pode parecer óbvio, porém são pouco comuns os casos em que realmente há investimento em uma produção de conteúdo que sane as dúvidas do consumidor sobre determinado produto.
Por causa disso, é importante sempre se colocar no lado do cliente e garantir que o conteúdo da Landing Page realmente seja de qualidade para sua audiência.
Vídeos na landing Page
Uma estratégia muito comum atualmente no marketing digital é o uso de vídeos explicativos em landing pages. Além de chamar a atenção do cliente, um vídeo de qualidade explica de forma mais dinâmica e interativa em que seu produto ou serviço pode ser útil.
Formulários curtos
Não existe nada mais desanimador que chegar a uma Landing Page e se deparar com formulários de cadastro super extensos. Procure extrair apenas informações que sejam realmente relevantes para sua estratégia. Não crie perguntas demais e facilite o processo para o consumidor.
Não adianta de nada ter uma página com um excelente conteúdo que não gere a conversão e a captação de dados.
Botão de cadastro visível
Por incrível que pareça, esse erro está no topo da lista de más práticas para uma Landing Page de sucesso. Coloque sempre em destaque o botão de conversão, independentemente das cores de sua marca, utilize sempre cores de contraste e que chamem atenção, como verde ou laranja.
Recompensa
Uma das características mais comuns em um Landing Page de sucesso é a recompensa que oferece ao consumidor no momento pós-conversão, seja ela um e-book, um desconto ou um período de teste gratuito. É muito importante que essa recompensa realmente seja relevante para que o cliente se sinta interessado em fornecer seus dados.
Não se engane: Landing Pages são ferramentas extremamente poderosas no mercado de marketing digital. Porém, é importante fazer uma análise e se colocar no lugar de seu cliente para que, assim, você possa realmente oferecer valor para ele.