O que você faria se tivesse um minuto com o Mark Zuckerberg? Essa é uma ótima forma de ilustrar a importância de você, empresário, estar preparado para apresentar um pitch matador. Imagine se você embarcasse em um elevador como o Bill Gates? O que falaria?
É preciso saber lidar com esses momentos e dominar técnicas de como encontrar investidores. Dois a três minutos parece pouco tempo para atrair a atenção de um potencial investidor, mas esse intervalo é considerado ideal para apresentar uma ideia revolucionária que realmente pretenda mudar o mundo.
Saiba mais sobre como conseguir os melhores investidores para sua startup. Continue a leitura do post!
Um pitch matador para um fundo de investimento
Resumir sua ideia em um minuto — o chamado pitch — é uma das maiores habilidades de um empreendedor. Conseguir um investidor para seu negócio depende muito da qualidade da sua apresentação inicial. Nela, você precisa reconhecer uma necessidade no mercado, avaliar as opções existentes para sanar essa dor e como a sua solução vai realmente preencher essa lacuna
Por isso, todo empreendedor merece dar uma atenção especial para o pitch. A ABStartups desenvolveu um programa para te ajudar a montar um pitch específico para sua audiência com todosos elementos fundamentais para atrair a atenção do seu cliente ou investidor. Conheça o treinamento de pitch trainings aqui.
Os ingredientes necessários para um pitch matador
Separamos os principais tópicos que devem ser abordados em um pitch para chamar a atenção dos seus investidores. Eles são:
1. Quais os desafios
A primeira fala precisa prender a atenção do cliente. Comece falando sobre os desafios que sua startup pretende solucionar, a oportunidade que a sua empresa vai atender. Em outras palavras, qual o mercado e a necessidade a ser suprida, de forma bem direta. Por exemplo: “Nós solucionaremos o desperdício de recursos hídricos na distribuição”.
2. Como vou ajudar
Continue a frase explicando — escolha as palavras de impacto com atenção — sobre como a sua estratégia pode resolver o problema apresentado anteriormente. Continuando o exemplo anterior: “…através de uma tecnologia de monitoramento ativo que detecta os pontos de perda”.
3. Impacto no negócio
Termine a frase dizendo o que a sua solução vai trazer de benefícios para o cliente, consumidor ou ainda para a sociedade. Pode ser aumento de receita, posicionamento estratégico, contribuição social e outros itens.
4. Credibilidade
Ao final, você deve reforçar quais são os diferenciais competitivos da sua proposta e comparar com os principais players do mercado. Mantendo a linha do discurso dos itens anteriores: “A tecnologia apresentada não requer instalação de medidores específicos — ao contrários das atuais soluções disponíveis”.
Coloque tudo isso em um discurso e voilà, você tem um pitch matador!
Com ele, você vai atrair os investidores para o seu negócio e vai atingir os seus parceiros em potencial.
Depois, está na hora de treinar seu pitch exaustivamente. Vá a eventos, encontros, palestras e apresente as suas ideias. Em um último passo, inscreva-se em sessões de open pitch e atraia o investimento desejado!
Uma dica final: lembre-se de ressaltar em que fase seu projeto está. Se precisa de um aporte inicial ou se está em fase de aceleração. Assim, você vai contextualizar melhor quem estiver interessado em investir na sua ideia.
Se você está procurando investimento, não deixe de baixar o nosso guia para criação de pitch decks. Esse modelo foi baseado em pitch decks de grandes startups e em gurus como Dave McClure e Sequoia Capital.
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