As campanhas de prevenção são fundamentais para as empresas nos dias de hoje – pois visam e incentivam seus funcionários a realizarem exames de detecção da doença, além de manter todos informados quanto aos riscos e sintomas.
As empresas que demonstram preocupação com o bem-estar e saúde de seus funcionários estão cumprindo não só com o dever de cidadania, como também estão humanizando suas relações.
Além de disseminar as campanhas de prevenção no ambiente corporativo, vale apresentá-los para seu público – por meio de posts interessantes nas redes sociais ou demais canais de comunicação.
Nesse texto, iremos abordar um pouco mais sobre a importância dessas campanhas, além de discutirmos um pouco mais sobre duas importantes datas: Outubro Rosa e Novembro Azul.
O que é o Outubro Rosa
Essa data é marcada pelo movimento internacional de conscientização da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Ele começou na década de 90, nos Estados Unidos, e foi se expandindo para o mundo inteiro.
Infelizmente, o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo. Apenas no Brasil, o número de mortes por esse tipo de câncer continua sendo muito alta – especialmente por conta dos diagnósticos tardios, onde a doença já se encontra em estado avançado.
Essa campanha – além de chamar a atenção das mulheres sobre a necessidades da mamografia – consegue estimular que elas busquem se tocar e fazer o autoexame das mamas.
Apesar de apenas o mês de outubro ser dedicado a esse tema, é um problema recorrente durante todo o ano. Entretanto, é um dos meses onde há o incentivo para as mulheres cuidarem de si mesmas e prestarem mais atenção à saúde das mamas.
E o Novembro Azul?
O movimento do Novembro Azul ocorre em 21 países todos os anos, tendo como principal objetivo conscientizar a população sobre a prevenção e diagnóstico do câncer de próstata – ressaltando também o cuidado integral com a saúde do homem, abrangendo temas como doenças crônicas, saúde mental e entre outros.
O câncer de próstata é um dos cânceres mais comuns no mundo – dados apontam que 15% dos homens irão apresentá-lo –, sendo mais recorrente em homens com idade acima de 65 anos de idade.
Essa data busca manter os homens devidamente informados, já que esse câncer se desenvolve de maneira lenta e assintomática.
Além disso, o Novembro Azul promove ações de mudança em alguns hábitos masculinos – mostrando a realização dos exames de rotina, e quebrando muitos tabus e preconceitos quanto à realização do exame de toque.
As campanhas de prevenção e conscientização nas empresas
As campanhas preventivas estão sendo um destaque no período de pandemia – principalmente quando se trata de palestras, atividades informativas e a disseminação de informação.
Nos períodos como Outubro Rosa e Novembro Azul, as empresas reúnem ações que visam manter seus funcionários bem informados, conscientizando sobre a importância dos cuidados da saúde de cada um!
Promover prevenção e o bem-estar de todos dentro e fora da empresa – seja por meio das redes sociais ou outros meios – é o primeiro passo para mostrar que sua marca se importa com seus colaboradores.
Quais os benefícios das campanhas de prevenção?
Incitando as campanhas de saúde dentro de uma empresa, podemos obter benefícios de ambos os lados – seja para funcionários e até mesmo para a própria empresa.
Para os funcionários, podemos destacar:
· Menor risco de desenvolver doenças;
· Menos estresse;
· Maior qualidade de vida;
· Mais satisfação no trabalho;
· Ambiente corporativo seguro e saudável.
Enquanto isso, para as empresas que empregam essa visão das campanhas, podemos obter resultados como:
· Imagem e reconhecimento positivo – interno e externo;
· Redução de absenteísmo;
· Redução de despesas com saúde;
· Equipe mais engajada e produtiva;
· Rotatividade menor de colaboradores.