Muitos ainda têm a ideia de que assessoria de imprensa é apenas para empresas grandes, empreendedores que já estão há um certo tempo no ramo ou até mesmo para pessoas muito famosas. Engana-se muito quem pensa dessa forma. Assessoria de Imprensa é para toda e qualquer pessoa que queira se destacar na mídia e, de certa forma, ter o “controle” disso.
Mas, de que maneira a Assessoria de Imprensa pode ser benéfica para uma startup? Listei em alguns tópicos que esclarecem alguns motivos para isso:
- “First mover” de mercado: sua ideia é pioneira e inovadora e precisa ser fixada no mercado antes que alguém faça isso. Sim, existe uma disputa imensa por pioneirismos na imprensa e ser o primeiro em algo tem um peso positivo muito grande para ser desperdiçado. Sua assessoria fará com que você seja conhecido e sempre lembrado como quem realmente teve “aquele primeiro insight”.
- Iniciar um processo de construção de marca: esse é um processo que demanda tempo. A construção e o posicionamento da sua marca vão levar a sua empresa diretamente para o páreo com a concorrência. Sua assessoria de imprensa estudará cada detalhe para que isso seja feito com excelência: desde os principais formadores de opinião, públicos-alvo e até mesmo o posicionamento dos concorrentes para que você possa se destacar e ganhar essa corrida.
- Auxiliar no ganho de reputação em negociações comerciais: a visibilidade na imprensa não é apenas para alcançar o consumidor – é também para auxiliar sua startup a evoluir e conquistar novos parceiros ou investidores. Por meio da exposição na mídia, sua empresa pode conseguir inúmeras novas oportunidades de negócios que talvez você nem cogitasse. Já vimos cases de clientes que conquistaram novos contratos por terem sido vistos em matérias que representavam seu crescimento e credibilidade no mercado em que atua.
- Conquistar awareness em larga escala: sim, sua assessoria pode te ajudar a conquistar awareness em larga escala. Graças à exposição de sua startup na imprensa, você poderá acessar potenciais clientes e aumentar muito mais as vendas de sua empresa. Além disso, com o passar do tempo, uma agência de PR consegue transformar sua marca em referência no segmento de atuação e você passa a ser “essencial” como fonte para matérias na grande mídia.