Saiba mais o que representa as informações da base de dados do ecossistema.
Primeiramente, essa semana conquistamos mais uma marca importante: 12.000 startups mapeadas.
Acompanhe o número em tempo real aqui
O que isso significa?
Que nossos esforços para mapear startups em todo Brasil estão ganhando força! Certamente com as parcerias, novos mapeamentos e atualizações, o StartupBase, que é a base de dados do ecossistema, fica cada dia mais completa com informações atualizadas e de confiança.
Por isso que através das informações coletadas, é possível extrair importantes insights sobre as startups por todo Brasil. Além da página de estatísticas nativa do site, você consegue encontrar informações mais específicas na busca avançada.
Confira aqui algumas informações que você consegue encontrar no StartupBase:
→ Mercado de atuação
Um dos fatores cruciais de uma startup começa nesta definição: seu mercado de atuação. Porque? Ele define não só a vertical, como todas as características e desafios que deverão ser superados no mercado escolhido, seja: educação, finança, agronegócio, saúde etc.
→ Público-Alvo
Como o nome diz, especifica para qual público a startups vai destinar seu produto ou serviço. Entre os modelos de público mais usuais, estão B2B, B2C, B2B2C.
B2B (Business to Business) é a sigla utilizada no comércio eletrônico para definir transações comerciais entre empresas.
B2C (Business to Commerce) é a sigla que define a transação comercial entre empresa e consumidor final
B2B2C – (Business to Business to Customer) é a sigla que significa que a operação de venda é realizada primeiramente para uma empresa e, então, para um cliente final.
→ Fase da startup
Quer entender qual o momento das startups no Brasil? Separamos os dados para você ter uma visão macro sobre nossas startups. São elas:
Ideação – fase de teste da hipótese e validação do negócio.
Operação – negócio está em operação, construindo sua base de clientes e expansão.
Tração – o foco está em crescer e alcançar escalabilidade para o negócio.
Scaleup – fase pós crescimento, com foco em investimentos e até internacionalização
→ Modelo de negócio
Basicamente, define a forma com que o cliente vai comprar o produto ou serviço oferecido pela startup. Entre os formatos mais comuns que isso pode ser feito estão o SaaS (software as a service), marketplace, e-commerce, API, entre outros.
→ Outras informações
Além disso, o StartupBase ainda oferece um overview segmentado por regiões, ranking com número de startups nas cidades e estados, e outros dados como idade das startups.
O que são badges e startups verificadas?
O selo de startup verificada, como acontece em redes sociais, certifica que as informações da startups foram imputadas pela própria startup ou então, passaram por uma verificação manual da nossa equipe. Como conseguir esse selo? Cadastre ou atualize o perfil da sua startups (saiba mais)
Da mesma forma, os badges, são selos que fornecem diferentes informações sobre as startups. São diferentes categorias, como: se a startup já passou por algum programa de aceleração, coworking, se pertencem a alguma comunidade, entre outros.