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Marketing digital: como fazer diferente?

Com a criação e desenvolvimento de empresas digitais, nasceu também uma nova forma de se fazer marketing. Se anteriormente a única forma de atingir seu público era através da publicidade offline ou métodos mais invasivos como as cold calls, a internet nos trouxe inúmeros meios e maneiras mais sutis para fazer isso. Hoje, mais da metade da população mundial (são mais de 4 bilhões de pessoas) está conectada à internet, segundo o relatório Digital in 2018, divulgado pelo Hootsuite e We Are Social, o que mostra o imenso alcance que uma estratégia online pode trazer.

Em uma empresa 100% digital é natural que o principal canal de comunicação e marketing seja a internet, porém, não pode ser o único. Mas, mesmo que os clientes utilizem seus celulares e computadores para diversos serviços, como pagar contas, se comunicar, ou pedir comida, o contato humano ainda faz diferença. Prova disso é o enorme sucesso que o atendimento da Neon tem, mesmo sendo uma conta totalmente digital.

Para criar uma estratégia marketing digital bem sucedido, mas sem perder a proximidade com seu público, tenho algumas dicas:

Aposte em eventos

Participar e promover eventos – que sejam de mercado, com temas relacionados ao seu público alvo, ou que sua empresa queira apoiar – é um dos caminhos mais legais de entrar em contato com seu público, aproximando a marca e mostrando que a empresa também é formada por pessoas reais. Apesar de ser algo pontual, um evento pode se desdobrar em materiais para a imprensa, redes sociais, campanhas de incentivo ou fidelização e, mais importante, novos leads para seu produto. Essa é uma das maiores oportunidades para colocar em prática uma comunicação integrada e completa.

Mostre a cara (literalmente)

Do total de pessoas conectadas no mundo, mais da metade está no Facebook – são 2,23 bilhões de usuários mensais, de acordo com o último balanço da empresa. A plataforma possui inúmeras ferramentas que permitem que a marca alcance seu usuários – posts orgânicos ou patrocinados, vídeos, eventos, grupos e, minha favorita, lives. Fazer vídeos ao vivo com profissionais da própria empresa ou de eventos que a empresa esteja participando/promovendo, permite que o usuário faça parte da ação e possa interagir em tempo real, além de conhecer as pessoas que fazem parte da empresa.

Faça com que tudo esteja integrado

Desdobrar ações offline para o online e vice-versa é muito importante se a empresa quer atingir o público alvo em todos os meios possíveis e cercá-lo de conteúdo sobre a empresa. Na verdade, a comunicação estratégica mais eficiente é aquela que, já na origem, olha menos para os canais individualmente e mais para a experiência integrada do consumidor em todos eles. Porque para o cliente não há fronteira entre on e off. A sua relação com produtos e serviços é onlife. Pode começar no aplicativo e terminar no mundo físico (num evento, numa placa de rua, numa interação real etc) ou vice-versa, não importa. O que conta é se a qualidade da experiência e se o que você oferece faz sentido para ele.

Comprove o sucesso com dados

Para um marketing bem sucedido, acima de tudo, é essencial conseguir mensurar o resultado de cada ação para ver como as ações integradas funcionam. Número de presentes, número de cliques, conversão, passagem pelas etapas do funil, CPA, ROI, ticket médio, satisfação do cliente, são algumas das inúmeras métricas que podem ser utilizadas. O objetivo de cada iniciativa é que indica o que deve ser acompanhado: seja pensando em awareness de marca e reforço de posicionamento ou em ativação de novos clientes, o importante é saber o que e para que está medindo, com foco em evoluir constantemente.

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